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O II Seminário Internacional do Programa de Pós-graduação Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) se propõe nesta edição a realizar um grande evento em parceria com a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e o Centro de Ciências Humanas e o Colégio de Aplicação da UFRR realizando, conjuntamente, o 4º. Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia e a II Semana de Humanidades. O tema do evento: “Fronteiras Contemporâneas: desenvolvimento, conflitos e sociabilidades nas Amazônias” é abrangente aglutinando os interesses institucionais e da SBS. Sendo assim, estes eventos promoverão discussões de temas relevantes sobre os processos atuais de desenvolvimento, os impactos e conflitos resultantes destas políticas, a crescente urbanização da região e seus reflexos nas relações sociais e sociabilidades das populações amazônicas. Pelo caráter internacional e regional o evento pretende, com o referido tema, proporcionar um debate interdisciplinar e a emergência de estudos comparativos sobre as Amazônias.
Espera-se que a reunião de especialistas das mais diversas áreas do conhecimento, das mais diversas instituições de ensino e pesquisa da Amazônia e de outros países contribuam significativamente para uma percepção de maturidade acerca das sociedades amazônicas. O evento, como já dito, terá como tema central “Fronteiras Contemporâneas: desenvolvimento, conflitos e sociabilidades nas Amazônias”, visando a prática de trabalho interdisciplinar, a produção, reprodução e socialização do conhecimento no campo das ciências humanas e sociais e educativo, fortalecer a perspectiva de construção do conhecimento sobre as realidades amazônicas e dialogar em todos os níveis de formação (ensino médio, graduação, pós-graduação).
Considerando estes aspectos, a dinâmica deste evento, incluiu, pela primeira vez, uma sessão paralela denominada “Jovens Cientistas da Amazônia: XII Encontro de Mostra Cientifica do Ensino Médio”, organizada pelo CAp da UFRR, com o intuito de aproximar a pós-graduação do ensino médio e vice-versa buscando fomentar o interesse pela produção do conhecimento, desde o princípio, no processo ensino-aprendizagem. Esta sessão objetiva, entre outras coisas, fomentar as relações entre a epistemologia e o pensamento lógico e coerente exigido para a pesquisa, ampliando as relações entre o pensamento técnico-científico e específico com os outros tipos de conhecimento e, ao mesmo tempo, promover o embasamento teórico para a realização da pesquisa e introduzir os discentes no mundo da cientificidade por meio da participação destes em eventos científicos. Vale salientar que este, constitui um momento importante para discutir a pesquisa no Ensino Médio, com destaque ao Jovem Cientista Social amazônico do futuro. Trata-se, na verdade, de exercitar a reflexividade da pesquisa como domínios específicos de conhecimento organizado, nas redes de ensino integrado na Amazônia, seja na inteligibilidade das sociedades amazônicas em sua dinâmica, estrutura e processos sociais contemporâneos.
O PPGSOF que está vinculado ao CCH, da UFRR, uma instituição relativamente nova no contexto das universidades brasileiras, conseguirá aglutinar vários setores da instituição (Centro de Ciências Humanas, Instituto de Antropologia, Colégio de Aplicação), cursos (Ciências Sociais, Antropologia, História, Relações Internacionais, Geografia, Economia, Ensino Médio) e programas como Programa de Iniciação Cientifica (PIC), Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio (PICEM), Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica (PICITEM), Pro-Docência, entre outros.
A realização de evento com este caráter, em região e localização geográfica tão singular, requer o envolvimento, apoio e colaboração das mais diferentes entidades e instituições.

REALIZAÇÃO:
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ORGANIZAÇÃO:
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APOIO:
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