linha top 1
Governo Federal
Universidade Federal de Roraima

Título: COLEÇÃO CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO (Vol. 1): ENSINO, APRENDIZAGEM E DESAFIOS SOBRE TEMAS EM EDUCAÇÃO

Organizadores: Sebastião Monteiro Oliveira; George Brendom Pereira dos Santos.

Resumo: Este livro é uma coletânea de textos que tratam de um conjunto de reflexões no campo da educação. Os mesmos expressam as diferentes nuances e contextos de produção do conhecimento com ênfase em questões que podemos agrupar em três blocos temáticos de problematizações. Os diferentes processos de inclusão dos sujeitos na e por meio da educação, aspectos organizacional e estrutural do ensino na educação formal e em espaços não escolares e a problematização de questões e experiências metodológicas do processo de ensino e aprendizagem na educação básica.


 

Título: LITERATURA COMPARADA E LITERATURA BRASILEIRA: circulações e representações

Autor: José Luís Jobim.

Resumo: O título do livro evoca duas disciplinas acadêmicas, mas parte da famosa frase de A. Candido (2004, p. 230): “estudar literatura brasileira é estudar literatura comparada", buscando demonstrar que a frase pode ser estendida a outras literaturas nacionais. Para fundamentar a argumentação, o livro volta ao século XIX, e recupera a noção de Novo Mundismo, que parece ter sido ao mesmo tempo o século das nacionalidades e o do cosmopolitismo, como já disse F. Brunetière (1899, p. 61). A expressão Novo Mundismo é utilizada para designar certa representação do Novo Mundo, elaborada a partir da Europa. A argumentação parte do princípio de que as comparações são fundamentadas em teorias ou ideias que dão sentido aos elementos comparáveis. Ao se constituírem como comparáveis, estes elementos já são investidos dos sentidos que aquelas teorias ou ideias lhes dão: consequentemente, as afinidades, analogias, semelhanças ou diferenças, contrastes, dessemelhanças, apontados neles, pagam tributo àquelas teorias ou ideias, que passam a fazer parte integrante dos sentidos históricos das comparações. No caso do Novo Mundismo, suas teorias e ideias eram originalmente europeias.


 

Título: COLEÇÃO LITERATURA DE CIRCUNSTÂNCIA (Vol. I)

Organizadores: Fábio Almeida de Carvalho; Roberto Mibielli; Edgar Borges.

ResumoOs 2 volumes se inscrevem numa tradição que desde a antiguidade  tornaram a boa literatura espécie de ferramenta privilegiada para a leitura profunda da realidade em crise. Esse estado de coisas acentua as funções sanitárias e cognitivas das obras literárias sobre toda sorte de dilemas impostos pelas situações de grandes calamidade – como essa em que ora vivemos. Ao longo da história, a literatura, mediante sua capacidade de ampliar as noções de realidade profunda, verdade e beleza tem sido potente lenitivo para as dores humanas. Os presentes volumes se inscrevem nessa tradição. Eles são boas opções de lazer e autoconhecimento sob a forma de leitura que proporciona prazer e conhecimento sobre a multiplicidade de formas que fomos impactados pela situação pandêmica em que ora vivemos. Esse volume I contem 15 contos literários.

 


 

Título: COLEÇÃO LITERATURA DE CIRCUNSTÂNCIA (Vol. II)

Organizadores: Fábio Almeida de Carvalho; Roberto Mibielli; Edgar Borges.

ResumoOs 2 volumes se inscrevem numa tradição que desde a antiguidade  tornaram a boa literatura espécie de ferramenta privilegiada para a leitura profunda da realidade em crise. Esse estado de coisas acentua as funções sanitárias e cognitivas das obras literárias sobre toda sorte de dilemas impostos pelas situações de grandes calamidade – como essa em que ora vivemos. Ao longo da história, a literatura, mediante sua capacidade de ampliar as noções de realidade profunda, verdade e beleza tem sido potente lenitivo para as dores humanas. Os presentes volumes se inscrevem nessa tradição. Eles são boas opções de lazer e autoconhecimento sob a forma de leitura que proporciona prazer e conhecimento sobre a multiplicidade de formas que fomos impactados pela situação pandêmica em que ora vivemos. Esse volume II contem 15 poemas, 15 minicontos e 15 crônicas.

 


 

Título: A TRADIÇÃO CIRCUM-RORAIMA: CANAIMA E A VENEZUELA

Autora: Riane de Deus Lima.

Resumo: “A presente investigação objetiva contribuir para uma compreensão mais profunda sobre a participação da expressão literária da região circum-Roraima na conformação das literaturas venezuelana e latino-americanas, por meio da análise do romance Canaima, de Rómulo Gallegos”. Mas, quem é Romulo Gallegos? Qual sua importância para nós que aqui vivemos, ou mesmo para o leitor médio brasileiro? Abordaremos suscintamente a questão nas páginas que seguem, à guisa de introdução.

 


 

Título: COLEÇÃO HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE: VOLUME I

Organizadores: Tiago Siqueira Reis; Carla Monteiro de Souza; Monalisa Pavonne Oliveira; Américo Alves de Lyra Carneiro.

Resumo: Esta é uma coletânea que tem por objetivo apresentar, discutir e apontar caminhos teóricos e metodológicos acerca da História do Tempo Presente. Organizada na Amazônia, mais precisamente na sua porção setentrional, objetiva também lançar luz sobre a produção amazônica compreendida neste campo de pesquisa historiográfica, privilegiando investigadores situados nas universidades públicas da Região Norte, abrangendo o maior número de estados.


Título: HISTÓRIA COLONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: propostas de planos de aula

Organizadora: Monalisa Pavonne Oliveira.

Resumo: Este trabalho é fruto de aproximadamente um ano e meio de conversas, questões, muitas leituras e pesquisa. Os trabalhos se iniciaram no final de 2017 com a criação do grupo de pesquisa no Diretório de Grupos do CNPq “História Colonial e Ensino de História”, que visa possibilitar discussões em nível escolar acerca do período colonial brasileiro a partir da introdução de fontes/ recursos didáticos na sala de aula.

 

Título: CULTURA DE TECIDOS EM ESPÉCIES ORNAMENTAIS

Organizadores: Moacir Pasqual; Edvan Alves Chagas.

Resumo: O domínio da multiplicação das espécies ornamentais propiciou avanços na domesticação de muitas plantas nativas da fauna brasileira e uma centena de plantas exóticas, hoje utilizadas nos parques, jardins e nos ambientes internos e externos das residências. A grande maioria das espécies ornamentais não possui sementes, ou quando produzem, demandam longo tempo na produção das mesmas. Nesse sentido, a multiplicação vegetativa, além de preservar a qualidade genética no processo de produção das mudas, possibilita a rápida multiplicação e em menor tempo possível dessas plantas, hoje tão procuradas pelos arquitetos, paisagistas e agrônomos.

 

Título: PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA E SAÚDE: TEORIA E PESQUISA

Organizadora: Joelma Ana Gutiérrez Espíndula.

Resumo: A obra “Psicologia Fenomenológica e saúde: teoria e pesquisa”, elaborada a partir dos estudos comunicados no II Seminário de Fenomenologia & Psicologia fenomenológica e II Congresso Internacional Pessoa e Comunidade, que foi realizado na cidade de Boa Vista, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), nos dias 12 e 13 de setembro de 2017. Esse evento abriu um campo perspícuo de debates entre professores doutores e pesquisadores convidados de universidades nacionais e internacionais, além de alunos da graduação e pós-graduação. Sou grata pela oportunidade que a UFRR nos ofereceu, através de suas instalações e outras formas de apoio, tornando possível integrar o conhecimento desenvolvido pelos participantes locais e da região Norte, mas também daqueles advindos das regiões Centrooeste, Sudeste e Sul do país.

 


 

Título: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS SOBRE SURDEZ E LIBRAS

Organizadores: Adriane Melo de Castro Menezes; Rodrigo Mesquita.

Resumo: Este e-book nasce do desejo de apresentar a vocês elementos básicos sobre as questões relacionadas à surdez e deficiência auditiva, através de uma abordagem de caráter introdutório, voltado para cursos de graduação e outros de nível básico. Em diálogo com outras autoras, procuramos reunir em cada capítulo, discussões e reflexões que abrangem aspectos diferentes e importantes à formação dos que atuam ou desejam atuar na educação de surdos.



Título: DICIONÁRIO WAPICHANA/PORTUGUÊS PORTUGUÊS/WAPICHANA

Organizadores: Bazilio da Silva; Nilzimara de Souza Silva; Odamir de Oliveira.

Resumo: Este pequeno Dicionário “provisório” da Língua Wapichana tem a finalidade de servir como base para os professores que ensinam a Língua Wapichana, para os alunos e demais interessados que queiram estudá-la bem como escrevê-la. Trata-se de um trabalho que é fruto de pesquisas e de muitas comparações feitas entre os “mestres falantes” da Língua Wapichana.


Título: DESLOCAMENTOS CULTURAIS E SUAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO

Organizadores: Tatiana da Silva Capaverde; Liliam Ramos da Silva.

Resumo: A canção Movimiento de Jorge Drexler, que compõe o álbum Salvavidas de hielo (2017), trata de forma poética a questão da imigração, corroborando o fato de que o deslocarse é natural e atemporal: a humanidade sempre esteve em constante movimento, seja por motivos climáticos, seja por motivos políticos. O refrão “yo no soy de aquí/pero tú tampoco/yo no soy de aquí/pero tú tampoco/de ningún lado del todo/de todos lados un poco” reforça o pressuposto de que as divisões políticas dos países se dissolvem na afluência de pessoas que vêm se deslocando há mais de 21 séculos de história – cristã – que todos vivemos em um único espaço que deveria ser compartilhado de forma equânime.


Título: MIGRANTES FORÇAD@S: CONCEITOS E CONTEXTOS

Organizadores: Liliana Lyra Jubilut; Fernanda de Magalhães Dias Frinhani; Rachel de Oliveira Lopes.

Resumo: As migrações são um fenômeno multicausal e presente em toda a história da humanidade. Quando voluntárias exemplificam autonomia individual, escolhas e estratégias de vida, e concretização da liberdade de locomoção. Devem ser, portanto, respeitadas e seu gerenciamento deve balancear os interesses dos Estados e dos indivíduos. Por seu turno, quando as migrações são forçadas representam interrupções e perturbações de vidas e violações de direitos humanos. Devem, assim, por um lado, ter suas causas combatidas e, por outro, contar com regimes de governança e de asseguração dos direitos d@s migrantes

 


 

Título: GUIA DE CINEMA E MIGRAÇÕES TRANSNACIONAIS

Organizadores: Denise Cogo; Rafael Tassi Teixeira.

Resumo: É o resultado de um projeto idealizado em 2015 através de uma parceria acadêmica entre dois grupos de pesquisa (certificados pelo CNPq): GRUDES - Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCOMTuiuti), e Deslocar – Interculturalidade, Cidadania, Comunicação e Consumo, sediado no Programa de PósGraduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (PPGCOMESPM). A conexão entre os/as pesquisadores/as (docentes e discentes) dos dois grupos no estudo de diferentes perspectivas das relações entre comunicação e migrações transnacionais gerou algumas iniciativas de colaboração acadêmica anteriores a esse Guia, que permitiram observar a ausência de publicações que pudessem colaborar para orientar não apenas a reflexão, mas também as ações e intervenções sociais e educativas no âmbito das interfaces entre cinema e migrações transnacionais.


Título: Estudos Linguísticos & LITERÁRI

Organizadores: Eliabe Procópio; Felipe Thiago Cordeiro da Rocha.

Resumo: Uma vez mais os estudantes de Letras da Unversidade Federal de Roraima oferecem os resultados de suas leituras para Damurida de estudos linguísticos, com a esperança de que os leitores encontrem informações relevantes para compor e nutrir os trabalhos que bucam uma melhor compreensão da conduta linguística de nossa sociedade.

 


 

Título: “REFUGIADOS AMBIENTAIS”

Organizadores: Liliana Lyra Jubilut; Érika Pires Ramos; Carolina de Abreu Batista Claro; Fernanda de Salles Cavedon-Capdeville.

Resumo: O tema dos deslocamentos humanos decorrentes de fatores ambientais se mostra atual e complexo devido à abrangência do tema, à conjuntura mundial e à rapidez com que questões ambientais têm influenciado as migrações humanas.


Título: A ONU AOS 70: contribuições, desafios e perspectivas

Organizadores: Liliana Lyra Jubilut; João Carlos Jarochinski Silva; Larissa Ramina.

Resumo: A Organização das Nações Unidas (ONU) celebrou em outubro de 2015 seu septuagésimo aniversário. Herdeira da Liga das Nações enquanto tentativa de institucionalizar as relações internacionais, a Organização se tornou a mais universal organização internacional – tanto em termos de participantes (atualmente contando com 193 Estados-membros ), quanto no que tange às temáticas abordadas

 


 

Título: DESIGUALDADE, VIOLÊNCIA E RELAÇÕES DE PODER NA HISTÓRIA

Organizadores: Tiago Siqueira Reis; Monalisa Pavonne Oliveira; Carla Monteiro de Souza.

Resumo: Em 2018 comemoramos a fundação da Associação Nacional de História Seção Roraima, após um longo percurso da comunidade de historiadores do estado para consolidar oficialmente a nossa principal entidade representativa. Logo em seu primeiro ano de existência, a ANPUH/RR enfrentou a difícil missão de realizar o I Encontro Estadual de História da ANPUH em Roraima. O evento teve por objetivo promover, incentivar e fortalecer a disciplina História em nosso estado, na região norte e em nível nacional.

 


 

Título: O VALE DO RIO BRANCO

Organizadores: Maurício Elias Zouein; Andréa Casa Nova Maia.

Resumo: A obra “Vale do Rio Branco: edição especial com estudos críticos”, organizada pelo professor da Universidade Federal de Roraima, Maurício Elias Zouein em parceria com a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Andréa Casanova Maia se conecta ao poema, não pelo gênero literário, e sim pelo propósito que move um segmentoimportante dos estudos históricos, aquele que recua o olhar no tempo para compreender nessas “funduras” os “segredos do chão” sobre o qual socialmente navegamos.

 


 

Título: DICIONÁRIO DA LÍNGUA MAKUXI

Organizadores: Celino Alexandre Raposo; Maria Odileiz Sousa Cruz.

Resumo: Em um único livro, dicionário ou gramática nunca será possível incluir todas as informações de uma língua viva. Por isso, a construção de um dicionário, foco desta apresentação, suscita desafios para qualquer profissional que deseje fazê-lo. Selecionar entradas lexicais, semânticas, etimologias, sinônimos, antônimos atrelando-os ao contexto pragmático e cultural de uma língua alvo, é tarefa árdua que demanda conhecimento profundo sobre esta e sua respectiva cultura.

 


 

Título: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DO/NO ENSINO DE HISTÓRIA: desafios e possibilidades

Organizadores: Maria Luiza Fernandes; Raimundo Nonato Gomes dos Santos.

Resumo: Eis aqui reunido um pouco do que aconteceu no I Encontro dos(as) Professores(as) de História de Roraima: Compartilhando experiências do/no ensino de História: desafios e possibilidades. O Encontro, ocorrido entre os dias 29 de maio e 02 de junho de 2017 na UFRR, foi uma iniciativa do Programa de Extensão “Compartilhando saberes: História, ensino, pesquisa e extensão” do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Roraima (NUDOCHIS), e teve por objetivo aproximar professores(as), pesquisadores(as) e estudantes de História em Roraima.

 


 

 Título: ANTOLOGIA POÉTICA: I Concurso Roraimense de Poesia Universitária

Organizadores: Simone Guesser; Flore Kédochim; Milenne Lima; Pamela Duarte; Raphael Michels.

Resumo: Como todos os anos, o PET-Letras da UFRR realiza, em conformidade com os objetivos nacionalmente estabelecidos pelo Programa de Educação Tutorial, atividades de ensino, pesquisa e extensão, alicerçado no princípio de indissociabilidade entre esses três componentes da formação no ensino superior e a partir do método tutorial. Essa linha de trabalho tem como objetivo geral “promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação”.

 


 

Título: Mídia, informação e meio ambiente

Organizadores: Simão Farias Almeida; Angela Maria Silva

Resumo: O grupo de pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia (CNPq/UFRR) foi criado em 2015 com o propósito de reunir áreas disciplinares e interdisciplinares engajadas com a preservação ambiental e contra as tentativas e as práticas veladas e declaradas de sua destruição. Este e-book legitima esse compromisso reunindo artigos e ensaios sobre divulgação científica, jornalismo, marketing e cinema, todos trabalhos científicos que tomam pra si a importância de informar para preservar.