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Governo Federal
Universidade Federal de Roraima

Título: Módulo: aspectos biológicos do ser humano II : Atlas digital de histologia básica.

Organizadores: Juliana Araújo Dueñas;  Marília Martins Izidório; Jádila Tainá Santos de Oliveira; Bárbara Matias Machado;  Isnaila Ingrid de Sousa;  Larissa Queiroz;  Dalila Lemos; Ramão Luciano Nogueira Hayd..

Resumo: Este Atlas de Histologia abordará os tecidos básicos do ser humano e suas principais células. O aluno vislumbrará um mundo microscópico fantástico e cheio de surpresas. O estudo da Histologia Básica Humana é de grande importância para o ensino do Módulo Aspectos Biológicos do Ser Humano. O Curso de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Roraima merecia há muito tempo ter seu próprio atlas de Histologia, e em conjunto com os monitores de Histologia foi desenvolvido este instrumento/ferramenta de ensino. Deixo registrado o empenho e a dedicação de meus alunos monitores que cuidadosamente trabalharam as imagens obtidas no laboratório. O avanço tecnológico é um aliado no ensino de histologia. O microscópio nos liga ao mundo “invisível a olho nu” e nos conecta ao ensino de ciências onde temos a oportunidade de visualizar as células que compõe o corpo humano. Agradeço a confiança depositada em mim pelo Curso de Enfermagem da UFRR, e aos alunos que embarcaram comigo neste sonho de produzir o primeiro Atlas Digital de Histologia Básica Humana do Curso.

 

Título: SAÚDE, EDUCAÇÃO E AMBIENTE: Experiências do PET Intercultural na UFRR.

Organizadores: Fabíola Christian Almeida de Carvalho; Jainne Gomes de Melo Sampaio dos Santos.

Resumo:  “Saúde, Educação e Ambiente: Experiências do PET Intercultural na UFRR” nos apresenta o Programa de Educação Tutorial Indígena desenvolvido na Universidade Federal de Roraima com o objetivo de promover trocas de saberes e experiências e fortalecer a relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão por meio do diálogo de estudantes com as comunidades indígenas em Roraima promovendo uma educação superior estruturada por meio da formação científica intercultural.


 

Título: PIBID LICENCIATURA INTERCULTURAL: Pesquisa do Calendário Cultural e Formação de Professores Indígenas em Roraima.

Organizadores: Fabíola Carvalho; Maxim Repetto; Jovina Mafra dos Santos.

Resumo: O presente trabalho reúne uma série de experiências de pesquisas educativas realizadas no estado de Roraima, extremo norte da bacia do rio Amazonas, Brasil. Em 2010 iniciamos o processo de estudo refletindo sobre cidadanias interculturais na perspectiva da proposta do Método Indutivo Intercultural e de diálogos com a Rede de Educação Indutiva Intercultural (REDIIN), formada inicialmente no México e Coordenada pela Dra. Maria Bertely, em colaboração com pesquisadores de vários estados mexicanos e de outros países, dentre os quais destacamos o Dr. Jorge Gasche, com longa atuação na Amazônia peruana.


 

Título: Português Língua Estrangeira Adicional em contextos multilinguísticos: relatos de momentos acolhedores pelos meandros do ensino

Organizadores: Maria da Conceição Lopes

Resumo: O empenho em organizar esse livro dar-se em decorrência de ter vivenciado situação de dificuldade na aprendizagem dos alunos em mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Roraima, como professora em um curso de extensão destinado a estes estudantes, essa vivência motivou a escolha de uma nova proposta de trabalho para o ensino/aprendizagem dos estudantes estrangeiros vinculados à UFRR, pelo Colégio de Aplicação, para promoção do acolhimento por meio da aquisição/conhecimento da Língua Portuguesa e Cultura Brasileira. Também é importante ressaltar as vantagens da autonomia na elaboração de materiais para o ensino de português como língua não materna, que confere aos profissionais do ensino maior liberdade para planejar atividades dentro da realidade do aluno e levá-lo a aprender a língua de modo autêntico.

 


 

 Título: Química forense:Volume 3: O pó branco escondido na mala.

Organizadores: Alana Dondoni Soares, Glória Maria de Farias Viégas, Nayara Araujo dos Santos, Wanderson Romão.

Resumo: O terceiro volume da coletânea de histórias em quadrinhos sobre Química Forense apresenta uma proposta divertida e interativa, que possibilita, com uma linguagem simples e científica, o aprendizado de um assunto muito importante para a sociedade relacionado às drogas de abuso e a aplicação da Ciência, que possui grande importância no combate à impunidade. Neste contexto, o livro de Química Forense tem como público alvo estudantes do ensino médio, técnico e de graduação, que acompanharão, neste volume, a importante missão do perito estagiário Henrique, personagem principal, para desvendar um mistério sobre a composição química de um material apreendido na forma de um "pó branco", escondido na mala de um dos passageiros do voo 8399 com destino à Europa.


 Título: Química forense: volume 1: Documentoscopia, combatendo a falsificação monetária

Organizadores: Pedro Henrique Martins Mereguete, Glória Maria de Farias Viégas, Rayana Alvarenga Costa, Wanderson Romão.

Resumo: O livro de Química Forense trata de uma coletânea de histórias em quadrinhos, tendo como público-alvo alunos do ensino médio, técnico e superior, que terão a oportunidade de aprender sobre diferentes temas da área de Química Forense de forma lúdica, contextualizada e científica. Toda a coletânia foi desenvolvida com um embasamento científico atualizado e adaptado, com um corpo de autores bastante qualificado. Os temas desenvolvidos no livro abrangem problemas que envolvem diariamente a sociedade contemporânea, bem como as forças periciais e os Laboratórios de pesquisa das Universidades e Institutos do nosso país. O livro traz a importância da valoração da ciência e tecnologia nos tempos atuais para um público-alvo que raramente teria acesso ao conteúdo trabalhado pelos autores. A linguagem utilizada é abrangente, simplificada e muito explicativa.

  


Título: Química forense: Volume 2: desvendando a cena do crime

Organizadores: Gabriela Amigo Lopes Nunes, Carlos Augusto Chamoun do Carmo, Glória Maria de Farias Viégas, Rayana Alvarenga Costa, Wanderson Romão.

Resumo: O segundo volume da coletânea de Química Forense apresenta a seus leitores uma proposta lúdica, científica e contextualizada sobre o estudo de uma cena de local de crime. A proposta desse volume é abordar um tema importante para sociedade Brasileira e para os estudantes do ensino médio, técnico e superior enfatizando a importância das Ciências Forenses no combate a impunidade. Portanto, o livro traz as tecnologias que podem ser empregadas aos estudos de casos forenses em uma cena de crime, principalmente no atual contexto, com uma linguagem simplificada e abrangente.

 

 


 

Título: Collection d’activités didactiques pédagogiques en microscopie: LES PETITS SE DEMANDENT

Organizadores: Glória Maria De Farias Viégas, Arthur Gomes De Castro, Eustáquio Vinicius Ribeiro De Castro, Fernanda Zanetti Becalli, Germana Bueno Dias, Ivanise Maria Rizzatti, Júlia Demuner Pimentel, Marcella Leite Porto, Marisa Barbosa Lyra, Rodrigo Leonardo Costa De Oliveira, Umberto Zottich Pereira

Resumo: Fruto de duas lives apresentadas pelo instagram do Ifes/ VV intitulada "Conexão Ifes", representa uma parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo/ Campus Vila Velha e a Universidade Estadual de Roraima e tem como objetivo principal ouvir as dúvidas das crianças, na faixa etária de 2 a 9 anos, referentes a Pandemia provocada pelo coronavírus, e por meio de suas dúvidas esclarecer o momento que estamos vivendo. As perguntas são colocadas como as crianças verbalizam, mesmo que com alguns erros de concordância, respeitando o vocabulário das crianças, também algumas perguntas se repetem, representando o questionamento comum no universo de crianças que entrevistamos.

O trabalho apresentado trata-se de um material de divulgação científica, e com isso, acreditamos que esse trabalho possa servir como catalisador para definir o futuro dessas crianças e jovens, buscando indicar possíveis caminhos a serem percorridos na sua vida pessoal e profissional.


Título: Coleção de atividades didático-pedagógicas em microscopia: OS PEQUENOS PERGUNTAM 

Organizadores: Glória Maria De Farias Viégas, Arthur Gomes De Castro, Eustáquio Vinicius Ribeiro De Castro, Fernanda Zanetti Becalli, Germana Bueno Dias, Ivanise Maria Rizzatti, Júlia Demuner Pimentel, Marcella Leite Porto, Marisa Barbosa Lyra, Rodrigo Leonardo Costa De Oliveira, Umberto Zottich Pereira

Resumo: Fruto de duas lives apresentadas pelo instagram do Ifes/ VV intitulada "Conexão Ifes", representa uma parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo/ Campus Vila Velha e a Universidade Estadual de Roraima e tem como objetivo principal ouvir as dúvidas das crianças, na faixa etária de 2 a 9 anos, referentes a Pandemia provocada pelo coronavírus, e por meio de suas dúvidas esclarecer o momento que estamos vivendo. As perguntas são colocadas como as crianças verbalizam, mesmo que com alguns erros de concordância, respeitando o vocabulário das crianças, também algumas perguntas se repetem, representando o questionamento comum no universo de crianças que entrevistamos.

O trabalho apresentado trata-se de um material de divulgação científica, e com isso, acreditamos que esse trabalho possa servir como catalisador para definir o futuro dessas crianças e jovens, buscando indicar possíveis caminhos a serem percorridos na sua vida pessoal e profissional.


Título: COLEÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS EM MICROSCOPIA: Espírito Santo e Roraima, uma viagem divertida com a realidade aumentada

Organizadores: Glória Maria De Farias Viégas, Arthur Gomes De Castro, Débora Santos De Andrade Dutra, Eustáquio Vinicius Ribeiro De Castro, Fernanda Zanetti Becalli, Germana Bueno Dias, Ivanise Maria Rizzatti, Marcela Ferreira Paes França, Marcella Leite Porto, Marisa Barbosa Lyra, Nelson José De Farias Viégas, Paula Maria Lima Galama, Rodrigo Leonardo Costa De Oliveira.

Resumo: Este trabalho é fruto de uma parceria do Ifes/Vila Velha com a Ufes, UERR e UFRR, utilizando a realidade aumentada para divulgar paisagens, diversidades, curiosidades e a produção cultural dos Estados do Espírito Santo e de Roraima; fazer um resgate da música de Jaceguay Lins (Compositor e Maestro); apresentar a música de Cristino Wapichana (Músico, compositor e escritor) e valorizar a cultura e o saber indígena das regiões norte e sudeste do Brasil. É uma forma divertida de apresentar duas regiões do território brasileiro, tão distintas. Como todas as atividades propostas pelo GEM, o material gerado por este trabalho é dedicado e distribuído, gratuitamente, aos alunos do Ensino Fundamental das Escolas Públicas, em especial do Espírito Santo e de Roraima. 


Título: Tecnologias para aprendizagem: sugestões para uso na educação superior

Organizadores: Marcelo Henrique Oliveira Henklain; Rafael Vilas Boas Garcia; Karla Colares Vasconcelos.

Resumo:  Capacitar professores(as) a identificar recursos que possam ser utilizados para o ensino sendo, especialmente, úteis no contexto de atividades que precisem ser realizadas com a mediação de tecnologias digitais sem caracterizar, necessariamente, Ensino à Distância (EaD). A partir da identificação de um recurso de interesse, espera-se que o(a) professor(a) estude os detalhes acerca dele, de modo a tornar-se apto para utilizá-lo.


Título: Sobre viagens, viajantes e representações da Amazônia

Organizadores: Maria Luiza Fernandes; Fábio Almeida de Carvalho; Sheila Praxedes Pereira Campos

Resumo: A história da humanidade confunde-se com a história de deslocamentos de homens e mulheres pela superfície do planeta. Os campos da História e da Literatura são eivados de narrativas de viajantes, reais e ficcionais, tal como comprovam as histórias do povo de Israel, que saiu do Egito em busca da Terra Prometida, de Marco Polo, a caminho da China, ou dos Guarani, na busca incansável e inalcançável prometida terra sem males. Os leitores desses relatos, em que tênues linhas demarcam as fronteiras entre realidade e ficção, sempre viajaram e ainda viajam empolgados pelas narrativas de Martius e Spix, de Theodor Koch-Grünberg, mas também de Daniel Defoe, Jonathan Swift ou Julio Verne, dentre outros.


Título: Coleção CADECON em Debate (Vol. 4)

Organizadoras: Fabiana Carla Bezerra Vitaliano; Rutineia de Oliveira Carvalho.

Resumo: O “CADECON em Debate”, trata-se de uma obra acadêmico-científica, pensada e construída pelos cursos do Centro de Ciências Administrativas e Econômica (CADECON) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) em comemoração aos 30 anos desta instituição de ensino. Estruturalmente está dividida em 4 (quatro) volumes, cada um deles contemplando a produção de um dos cursos que compõem o CADECON, sendo eles: Curso de Administração, Curso de Contabilidade, Curso de Economia e Curso de Secretariado Executivo. É importante ressaltar, caro leitor, que cada volume foi constituído por artigos científicos de docentes e discentes dos referidos cursos, abordando temáticas atuais e relevantes, relativas aos conhecimentos produzidos a partir das disciplinas trabalhadas em sala de aula.


Título: Coleção CADECON em Debate (Vol. 3)

Organizadoras: Ana Zuleide Barroso da Silva; Romanul de Souza Bispo; Ingrid Cardoso Caldas.

Resumo: O “CADECON em Debate”, trata-se de uma obra acadêmico-científica, pensada e construída pelos cursos do Centro de Ciências Administrativas e Econômica (CADECON) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) em comemoração aos 30 anos desta instituição de ensino. Estruturalmente está dividida em 4 (quatro) volumes, cada um deles contemplando a produção de um dos cursos que compõem o CADECON, sendo eles: Curso de Administração, Curso de Contabilidade, Curso de Economia e Curso de Secretariado Executivo. É importante ressaltar, caro leitor, que cada volume foi constituído por artigos científicos de docentes e discentes dos referidos cursos, abordando temáticas atuais e relevantes, relativas aos conhecimentos produzidos a partir das disciplinas trabalhadas em sala de aula.


Título: Coleção CADECON em Debate (Vol. 2)

Organizadores: José dos Santos Dias;Carlos Vicente Joaquim.

Resumo: O “CADECON em Debate”, trata-se de uma obra acadêmico-científica, pensada e construída pelos cursos do Centro de Ciências Administrativas e Econômica (CADECON) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) em comemoração aos 30 anos desta instituição de ensino. Estruturalmente está dividida em 4 (quatro) volumes, cada um deles contemplando a produção de um dos cursos que compõem o CADECON, sendo eles: Curso de Administração, Curso de Contabilidade, Curso de Economia e Curso de Secretariado Executivo. É importante ressaltar, caro leitor, que cada volume foi constituído por artigos científicos de docentes e discentes dos referidos cursos, abordando temáticas atuais e relevantes, relativas aos conhecimentos produzidos a partir das disciplinas trabalhadas em sala de aula.


Título: Coleção CADECON em Debate (Vol. 1)

Organizadores: Daiane Tretto da Rocha; Luis Cláudio de Jesus-Silva.

Resumo: O “CADECON em Debate”, trata-se de uma obra acadêmico-científica, pensada e construída pelos cursos do Centro de Ciências Administrativas e Econômica (CADECON) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) em comemoração aos 30 anos desta instituição de ensino. Estruturalmente está dividida em 4 (quatro) volumes, cada um deles contemplando a produção de um dos cursos que compõem o CADECON, sendo eles: Curso de Administração, Curso de Contabilidade, Curso de Economia e Curso de Secretariado Executivo. É importante ressaltar, caro leitor, que cada volume foi constituído por artigos científicos de docentes e discentes dos referidos cursos, abordando temáticas atuais e relevantes, relativas aos conhecimentos produzidos a partir das disciplinas trabalhadas em sala de aula.


Título: COLETÂNEA SOCIEDADE E FRONTEIRAS: Amazônia em debate: fronteiras, sociedades e interdisciplinaridade (Vol. 4)

Organizadores: Alfredo Ferreira de Souza; Ana Lia Farias Vale.

Resumo: É com satisfação que apresentamos o quarto volume da Coletânea Sociedade e Fronteira do Programa de Pós-Graduação Sociedades e Fronteira do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima. Trata-se de uma obra que mantém o compromisso com o rigor da pesquisa científica, com o estímulo da reflexão sobre as múltiplas sociedades e suas múltiplas fronteiras, ressaltando suas complexidades e desafios frente aos principais temas que envolvem esta temática. Isto pode ser visto nos nove textos apresentados na presente obra quando cada um trará a assinatura dos pesquisadores deste programa e seus respectivos orientadores. Os temas mais específicos que abordam sobre identidade, educação, cultura indígena, minorias, saúde, sociedade e natureza em Roraima serão apresentados doravante.

 


 

Título: TEXTUALIDADES INDÍGENAS WATUNNAMITOLOGIA MAKIRITARE

Autora: Isabel Maria Fonseca.

Resumo: Este texto nasceu de inquietações que foram crescendo em meu espírito desde que comecei a trabalhar com populações indígenas e que logo se transformaram em buscas e em matéria de estudo e de investigação. Resulta, pois, de um percurso acadêmico que, além da oportunidade de realizar um conjunto de leituras sobre literatura e sobre as textualidades indígenas, oportunizou também participar de discussões feitas em ambientes diversos.

 


 

Título: LITERATURA & FRONTEIRA

Organizadores: Fábio Almeida de Carvalho; Roberto Mibielli; Isabel Maria Fonseca.

Resumo: Apesar da heterogeneidade de objetos, de temas e de aparatos teóricos que impossibilitam circunscrever os textos do presente volume num universo conceitual mais cerrado e amplamente partilhado, os ensaios dessa coletânea gravitam em torno da produção narrativa derivada das relações mantidas entre centros e periferias, ou seja, entre elementos de cultura de diferentes esferas – regionais, nacionais e transnacionais.

 


 

Título: A QUESTÃO DO REGIONALISMO EM A MULHER DO GARIMPO, DE NENÊ MACAGGI

Autora: Silvia Marques de Almada

Resumo: A questão do regionalismo em “A mulher do garimpo”, de Nenê Macaggi resultou de estudos desenvolvidos no âmbito do grupo referido, de cujo dinamismo e produtividade representa expressivo testemunho. Pesquisa cuidadosa, a obra, ao mesmo tempo que oferece um panorama da história, cultura e geografia do jovem estado de Roraima, ainda pouco conhecidas pelos brasileiros de outras regiões, empreende análise do romance A mulher do garimpo, que se vem constituindo como protótipo de uma ficção empenhada em apreender a identidade roraimense. E cumpre seus objetivos com o devido distanciamento e senso crítico, sem desvirtuar-se em autocelebração, risco inerente aos estudos identitários em geral, aí incluídos aqueles dedicados ao estudo das identidades regionais. A perspectiva em que se situa, assim, ao passo que valoriza seu objeto como documento, haja vista a atenção minuciosa que lhe dispensa, contextualizando-o e analisando-lhe a estrutura, não deixa de assinalar, com elegância e discrição, as limitações estéticas de que se ressente.


 

Título: COLETÂNEA INTERFACES DA MOBILIDADE HUMANA NA FRONTEIRA AMAZÔNICA (Vol. II)

Organizadores: Márcia Maria de Oliveira; Maria das Graças Santos Dias.

Resumo: A Coletânea Interfaces da Mobilidade Humana na Fronteira Amazônica, Volume II, organizada por Márcia Maria de Oliveira e Maria da Graças Santos Dias, oferece valiosos caminhos para a compreensão das dinâmicas da mobilidade humana, por meio de diferentes referenciais teóricos, distintos métodos e técnicas de investigação, variados pontos de partida e chegada. A maioria dos capítulos tem como foco a segunda década do atual século, com os últimos cinco anos ganhando destaque por conta do intenso fluxo migratório da Venezuela para o Brasil (e outros países), decorrente de situação de instabilidade política, econômica e social vivida naquele país.

 


 

Título: COLEÇÃO CONTEXTOS EM EDUCAÇÃO (Vol. 1): ENSINO, APRENDIZAGEM E DESAFIOS SOBRE TEMAS EM EDUCAÇÃO

Organizadores: Sebastião Monteiro Oliveira; George Brendom Pereira dos Santos.

Resumo: Este livro é uma coletânea de textos que tratam de um conjunto de reflexões no campo da educação. Os mesmos expressam as diferentes nuances e contextos de produção do conhecimento com ênfase em questões que podemos agrupar em três blocos temáticos de problematizações. Os diferentes processos de inclusão dos sujeitos na e por meio da educação, aspectos organizacional e estrutural do ensino na educação formal e em espaços não escolares e a problematização de questões e experiências metodológicas do processo de ensino e aprendizagem na educação básica.


 

Título: LITERATURA COMPARADA E LITERATURA BRASILEIRA: circulações e representações

Autor: José Luís Jobim.

Resumo: O título do livro evoca duas disciplinas acadêmicas, mas parte da famosa frase de A. Candido (2004, p. 230): “estudar literatura brasileira é estudar literatura comparada", buscando demonstrar que a frase pode ser estendida a outras literaturas nacionais. Para fundamentar a argumentação, o livro volta ao século XIX, e recupera a noção de Novo Mundismo, que parece ter sido ao mesmo tempo o século das nacionalidades e o do cosmopolitismo, como já disse F. Brunetière (1899, p. 61). A expressão Novo Mundismo é utilizada para designar certa representação do Novo Mundo, elaborada a partir da Europa. A argumentação parte do princípio de que as comparações são fundamentadas em teorias ou ideias que dão sentido aos elementos comparáveis. Ao se constituírem como comparáveis, estes elementos já são investidos dos sentidos que aquelas teorias ou ideias lhes dão: consequentemente, as afinidades, analogias, semelhanças ou diferenças, contrastes, dessemelhanças, apontados neles, pagam tributo àquelas teorias ou ideias, que passam a fazer parte integrante dos sentidos históricos das comparações. No caso do Novo Mundismo, suas teorias e ideias eram originalmente europeias.


 

Título: COLEÇÃO LITERATURA DE CIRCUNSTÂNCIA (Vol. I)

Organizadores: Fábio Almeida de Carvalho; Roberto Mibielli; Edgar Borges.

ResumoOs 2 volumes se inscrevem numa tradição que desde a antiguidade  tornaram a boa literatura espécie de ferramenta privilegiada para a leitura profunda da realidade em crise. Esse estado de coisas acentua as funções sanitárias e cognitivas das obras literárias sobre toda sorte de dilemas impostos pelas situações de grandes calamidade – como essa em que ora vivemos. Ao longo da história, a literatura, mediante sua capacidade de ampliar as noções de realidade profunda, verdade e beleza tem sido potente lenitivo para as dores humanas. Os presentes volumes se inscrevem nessa tradição. Eles são boas opções de lazer e autoconhecimento sob a forma de leitura que proporciona prazer e conhecimento sobre a multiplicidade de formas que fomos impactados pela situação pandêmica em que ora vivemos. Esse volume I contem 15 contos literários.

 


 

Título: COLEÇÃO LITERATURA DE CIRCUNSTÂNCIA (Vol. II)

Organizadores: Fábio Almeida de Carvalho; Roberto Mibielli; Edgar Borges.

Resumo: Os 2 volumes se inscrevem numa tradição que desde a antiguidade  tornaram a boa literatura espécie de ferramenta privilegiada para a leitura profunda da realidade em crise. Esse estado de coisas acentua as funções sanitárias e cognitivas das obras literárias sobre toda sorte de dilemas impostos pelas situações de grandes calamidade – como essa em que ora vivemos. Ao longo da história, a literatura, mediante sua capacidade de ampliar as noções de realidade profunda, verdade e beleza tem sido potente lenitivo para as dores humanas. Os presentes volumes se inscrevem nessa tradição. Eles são boas opções de lazer e autoconhecimento sob a forma de leitura que proporciona prazer e conhecimento sobre a multiplicidade de formas que fomos impactados pela situação pandêmica em que ora vivemos. Esse volume II contem 15 poemas, 15 minicontos e 15 crônicas.

 


 

Título: A TRADIÇÃO CIRCUM-RORAIMA: CANAIMA E A VENEZUELA

Autora: Riane de Deus Lima.

Resumo: “A presente investigação objetiva contribuir para uma compreensão mais profunda sobre a participação da expressão literária da região circum-Roraima na conformação das literaturas venezuelana e latino-americanas, por meio da análise do romance Canaima, de Rómulo Gallegos”. Mas, quem é Romulo Gallegos? Qual sua importância para nós que aqui vivemos, ou mesmo para o leitor médio brasileiro? Abordaremos suscintamente a questão nas páginas que seguem, à guisa de introdução.

 


 

Título: COLEÇÃO HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE: VOLUME I

Organizadores: Tiago Siqueira Reis; Carla Monteiro de Souza; Monalisa Pavonne Oliveira; Américo Alves de Lyra Carneiro.

Resumo: Esta é uma coletânea que tem por objetivo apresentar, discutir e apontar caminhos teóricos e metodológicos acerca da História do Tempo Presente. Organizada na Amazônia, mais precisamente na sua porção setentrional, objetiva também lançar luz sobre a produção amazônica compreendida neste campo de pesquisa historiográfica, privilegiando investigadores situados nas universidades públicas da Região Norte, abrangendo o maior número de estados.


Título: HISTÓRIA COLONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: propostas de planos de aula

Organizadora: Monalisa Pavonne Oliveira.

Resumo: Este trabalho é fruto de aproximadamente um ano e meio de conversas, questões, muitas leituras e pesquisa. Os trabalhos se iniciaram no final de 2017 com a criação do grupo de pesquisa no Diretório de Grupos do CNPq “História Colonial e Ensino de História”, que visa possibilitar discussões em nível escolar acerca do período colonial brasileiro a partir da introdução de fontes/ recursos didáticos na sala de aula.

 

Título: CULTURA DE TECIDOS EM ESPÉCIES ORNAMENTAIS

Organizadores: Moacir Pasqual; Edvan Alves Chagas.

Resumo: O domínio da multiplicação das espécies ornamentais propiciou avanços na domesticação de muitas plantas nativas da fauna brasileira e uma centena de plantas exóticas, hoje utilizadas nos parques, jardins e nos ambientes internos e externos das residências. A grande maioria das espécies ornamentais não possui sementes, ou quando produzem, demandam longo tempo na produção das mesmas. Nesse sentido, a multiplicação vegetativa, além de preservar a qualidade genética no processo de produção das mudas, possibilita a rápida multiplicação e em menor tempo possível dessas plantas, hoje tão procuradas pelos arquitetos, paisagistas e agrônomos.

 

Título: PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA E SAÚDE: TEORIA E PESQUISA

Organizadora: Joelma Ana Gutiérrez Espíndula.

Resumo: A obra “Psicologia Fenomenológica e saúde: teoria e pesquisa”, elaborada a partir dos estudos comunicados no II Seminário de Fenomenologia & Psicologia fenomenológica e II Congresso Internacional Pessoa e Comunidade, que foi realizado na cidade de Boa Vista, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), nos dias 12 e 13 de setembro de 2017. Esse evento abriu um campo perspícuo de debates entre professores doutores e pesquisadores convidados de universidades nacionais e internacionais, além de alunos da graduação e pós-graduação. Sou grata pela oportunidade que a UFRR nos ofereceu, através de suas instalações e outras formas de apoio, tornando possível integrar o conhecimento desenvolvido pelos participantes locais e da região Norte, mas também daqueles advindos das regiões Centrooeste, Sudeste e Sul do país.

 


 

Título: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS SOBRE SURDEZ E LIBRAS

Organizadores: Adriane Melo de Castro Menezes; Rodrigo Mesquita.

Resumo: Este e-book nasce do desejo de apresentar a vocês elementos básicos sobre as questões relacionadas à surdez e deficiência auditiva, através de uma abordagem de caráter introdutório, voltado para cursos de graduação e outros de nível básico. Em diálogo com outras autoras, procuramos reunir em cada capítulo, discussões e reflexões que abrangem aspectos diferentes e importantes à formação dos que atuam ou desejam atuar na educação de surdos.



Título: DICIONÁRIO WAPICHANA/PORTUGUÊS PORTUGUÊS/WAPICHANA

Organizadores: Bazilio da Silva; Nilzimara de Souza Silva; Odamir de Oliveira.

Resumo: Este pequeno Dicionário “provisório” da Língua Wapichana tem a finalidade de servir como base para os professores que ensinam a Língua Wapichana, para os alunos e demais interessados que queiram estudá-la bem como escrevê-la. Trata-se de um trabalho que é fruto de pesquisas e de muitas comparações feitas entre os “mestres falantes” da Língua Wapichana.


Título: DESLOCAMENTOS CULTURAIS E SUAS FORMAS DE REPRESENTAÇÃO

Organizadores: Tatiana da Silva Capaverde; Liliam Ramos da Silva.

Resumo: A canção Movimiento de Jorge Drexler, que compõe o álbum Salvavidas de hielo (2017), trata de forma poética a questão da imigração, corroborando o fato de que o deslocarse é natural e atemporal: a humanidade sempre esteve em constante movimento, seja por motivos climáticos, seja por motivos políticos. O refrão “yo no soy de aquí/pero tú tampoco/yo no soy de aquí/pero tú tampoco/de ningún lado del todo/de todos lados un poco” reforça o pressuposto de que as divisões políticas dos países se dissolvem na afluência de pessoas que vêm se deslocando há mais de 21 séculos de história – cristã – que todos vivemos em um único espaço que deveria ser compartilhado de forma equânime.


Título: MIGRANTES FORÇAD@S: CONCEITOS E CONTEXTOS

Organizadores: Liliana Lyra Jubilut; Fernanda de Magalhães Dias Frinhani; Rachel de Oliveira Lopes.

Resumo: As migrações são um fenômeno multicausal e presente em toda a história da humanidade. Quando voluntárias exemplificam autonomia individual, escolhas e estratégias de vida, e concretização da liberdade de locomoção. Devem ser, portanto, respeitadas e seu gerenciamento deve balancear os interesses dos Estados e dos indivíduos. Por seu turno, quando as migrações são forçadas representam interrupções e perturbações de vidas e violações de direitos humanos. Devem, assim, por um lado, ter suas causas combatidas e, por outro, contar com regimes de governança e de asseguração dos direitos d@s migrantes

 


 

Título: GUIA DE CINEMA E MIGRAÇÕES TRANSNACIONAIS

Organizadores: Denise Cogo; Rafael Tassi Teixeira.

Resumo: É o resultado de um projeto idealizado em 2015 através de uma parceria acadêmica entre dois grupos de pesquisa (certificados pelo CNPq): GRUDES - Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano nas Narrativas Audiovisuais, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (PPGCOMTuiuti), e Deslocar – Interculturalidade, Cidadania, Comunicação e Consumo, sediado no Programa de PósGraduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (PPGCOMESPM). A conexão entre os/as pesquisadores/as (docentes e discentes) dos dois grupos no estudo de diferentes perspectivas das relações entre comunicação e migrações transnacionais gerou algumas iniciativas de colaboração acadêmica anteriores a esse Guia, que permitiram observar a ausência de publicações que pudessem colaborar para orientar não apenas a reflexão, mas também as ações e intervenções sociais e educativas no âmbito das interfaces entre cinema e migrações transnacionais.


Título: Estudos Linguísticos & LITERÁRI

Organizadores: Eliabe Procópio; Felipe Thiago Cordeiro da Rocha.

Resumo: Uma vez mais os estudantes de Letras da Unversidade Federal de Roraima oferecem os resultados de suas leituras para Damurida de estudos linguísticos, com a esperança de que os leitores encontrem informações relevantes para compor e nutrir os trabalhos que bucam uma melhor compreensão da conduta linguística de nossa sociedade.

 


 

Título: “REFUGIADOS AMBIENTAIS”

Organizadores: Liliana Lyra Jubilut; Érika Pires Ramos; Carolina de Abreu Batista Claro; Fernanda de Salles Cavedon-Capdeville.

Resumo: O tema dos deslocamentos humanos decorrentes de fatores ambientais se mostra atual e complexo devido à abrangência do tema, à conjuntura mundial e à rapidez com que questões ambientais têm influenciado as migrações humanas.


Título: A ONU AOS 70: contribuições, desafios e perspectivas

Organizadores: Liliana Lyra Jubilut; João Carlos Jarochinski Silva; Larissa Ramina.

Resumo: A Organização das Nações Unidas (ONU) celebrou em outubro de 2015 seu septuagésimo aniversário. Herdeira da Liga das Nações enquanto tentativa de institucionalizar as relações internacionais, a Organização se tornou a mais universal organização internacional – tanto em termos de participantes (atualmente contando com 193 Estados-membros ), quanto no que tange às temáticas abordadas

 


 

Título: DESIGUALDADE, VIOLÊNCIA E RELAÇÕES DE PODER NA HISTÓRIA

Organizadores: Tiago Siqueira Reis; Monalisa Pavonne Oliveira; Carla Monteiro de Souza.

Resumo: Em 2018 comemoramos a fundação da Associação Nacional de História Seção Roraima, após um longo percurso da comunidade de historiadores do estado para consolidar oficialmente a nossa principal entidade representativa. Logo em seu primeiro ano de existência, a ANPUH/RR enfrentou a difícil missão de realizar o I Encontro Estadual de História da ANPUH em Roraima. O evento teve por objetivo promover, incentivar e fortalecer a disciplina História em nosso estado, na região norte e em nível nacional.

 


 

Título: O VALE DO RIO BRANCO

Organizadores: Maurício Elias Zouein; Andréa Casa Nova Maia.

Resumo: A obra “Vale do Rio Branco: edição especial com estudos críticos”, organizada pelo professor da Universidade Federal de Roraima, Maurício Elias Zouein em parceria com a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro Andréa Casanova Maia se conecta ao poema, não pelo gênero literário, e sim pelo propósito que move um segmentoimportante dos estudos históricos, aquele que recua o olhar no tempo para compreender nessas “funduras” os “segredos do chão” sobre o qual socialmente navegamos.

 


 

Título: DICIONÁRIO DA LÍNGUA MAKUXI

Organizadores: Celino Alexandre Raposo; Maria Odileiz Sousa Cruz.

Resumo: Em um único livro, dicionário ou gramática nunca será possível incluir todas as informações de uma língua viva. Por isso, a construção de um dicionário, foco desta apresentação, suscita desafios para qualquer profissional que deseje fazê-lo. Selecionar entradas lexicais, semânticas, etimologias, sinônimos, antônimos atrelando-os ao contexto pragmático e cultural de uma língua alvo, é tarefa árdua que demanda conhecimento profundo sobre esta e sua respectiva cultura.

 


 

Título: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DO/NO ENSINO DE HISTÓRIA: desafios e possibilidades

Organizadores: Maria Luiza Fernandes; Raimundo Nonato Gomes dos Santos.

Resumo: Eis aqui reunido um pouco do que aconteceu no I Encontro dos(as) Professores(as) de História de Roraima: Compartilhando experiências do/no ensino de História: desafios e possibilidades. O Encontro, ocorrido entre os dias 29 de maio e 02 de junho de 2017 na UFRR, foi uma iniciativa do Programa de Extensão “Compartilhando saberes: História, ensino, pesquisa e extensão” do Núcleo de Documentação Histórica da Universidade Federal de Roraima (NUDOCHIS), e teve por objetivo aproximar professores(as), pesquisadores(as) e estudantes de História em Roraima.

 


 

 Título: ANTOLOGIA POÉTICA: I Concurso Roraimense de Poesia Universitária

Organizadores: Simone Guesser; Flore Kédochim; Milenne Lima; Pamela Duarte; Raphael Michels.

Resumo: Como todos os anos, o PET-Letras da UFRR realiza, em conformidade com os objetivos nacionalmente estabelecidos pelo Programa de Educação Tutorial, atividades de ensino, pesquisa e extensão, alicerçado no princípio de indissociabilidade entre esses três componentes da formação no ensino superior e a partir do método tutorial. Essa linha de trabalho tem como objetivo geral “promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação”.

 


 

Título: Mídia, informação e meio ambiente

Organizadores: Simão Farias Almeida; Angela Maria Silva

Resumo: O grupo de pesquisa Mídia, conhecimento e meio ambiente: olhares da Amazônia (CNPq/UFRR) foi criado em 2015 com o propósito de reunir áreas disciplinares e interdisciplinares engajadas com a preservação ambiental e contra as tentativas e as práticas veladas e declaradas de sua destruição. Este e-book legitima esse compromisso reunindo artigos e ensaios sobre divulgação científica, jornalismo, marketing e cinema, todos trabalhos científicos que tomam pra si a importância de informar para preservar.