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Universidade Federal de Roraima

CASOTECA UFRR

Apresentação

A implementação da Casoteca UFRR foi idealizada a partir da necessidade de resolução e reflexão, por parte da sociedade, servidores e acadêmicos aos desafios encontrados pela administração pública. Sua implementação na UFRR vem colidir com uma universalização e integração dos conhecimentos, cursos e das categorias (docentes, discentes e TAE) dentro da instituição. Atende a meta 12.2 “Ampliar a integração entre a comunidade universitária” do Planejamento Estratégico Institucional 2015-2025 da UFRR cujo grupo de entrega tem a Coordenação de Capacitação do Servidor – CAPS.

Introdução

A administração pública vem tentando modernizar-se a fim de entregar os melhores serviços e produtos. Contudo, sofre influencias de um regime mais amarrado devido a vários princípios administrativos e legais, que nem sempre se atualizam na mesma dinâmica social e de mercado.

Desta maneira ao longo dos processos de gestão uma simples reclamação como a qualidade de um cafezinho, dentro da administração pública, vira uma saga para quem vai licitar um outro produto com qualidade “melhor” ou como os processos que já existem são incorporados com conceito diferente dos  motivados para sua criação e acabam influenciando em aparente trabalho desnecessário, mas influenciam na qualidade do engajamento e no senso de justiça observado pelos servidores, como é o caso da avaliação de desempenho.

Os casos/desafios que a administração pública apresenta e necessita de solução são infinitos e muitas vezes não tem pessoal suficiente para executar as atividades e pensar em desenvolver pesquisa e hipóteses para soluções paralelamente.

A implementação da Casoteca UFRR é uma ferramenta de divulgação de casos/desafios da administração pública, especificamente as que ocorrem na UFRR, para que a comunidade possa ter ciência das dificuldades e enxergar nela uma oportunidade de estudo buscando soluções. Dentre as situações apresentadas ocorre uma interdisciplinaridade que podem ser exploradas para produção científica tanto por acadêmicos, quanto pelos servidores que podem alinhar suas pesquisas durantes as qualificações em tentar entregar um trabalho que podem influenciar em conhecimento e resoluções de desafios comuns a administração pública.

A Casoteca UFRR também oferece uma oportunidade de análise de postura, senso de oportunidade, enfoque em conhecimento e habilidades que seriam necessárias frente aos casos propostos. Propiciando ao cidadão, servidor ou acadêmico reflexão sobre a tomada de decisões que poderiam ser realizadas frente as situações e os desafios apresentados.   

Além do mais, essa ferramenta poderá contribuir para auxiliar os servidores a atender os dispositivos do decreto 9991/2019 art. 19 e art. 22 § 3º onde define “O projeto de pesquisa a ser desenvolvida durante o afastamento estará alinhado à área de atribuição do cargo efetivo, do cargo em comissão ou da função de confiança do servidor ou à área de competências da sua unidade de exercício”.

As narrativas usadas para construção dos casos apresentados na Casoteca UFRR podem ser baseadas em fatos reais ou apresentar cenários espelhados em casos reais. Proporcionando reflexões e aprendizagens experiencial

Desta forma, a implementação da Casoteca UFRR apresenta uma grande vantagem para a instituição, bem como para a administração pública, pois, sua implementação pode influenciar um crescimento na comunidade acadêmica do interesse pela gestão pública e seus desafios, dissemina o conhecimento sobre a realidade da administração pública, bem como pode apresentar proposituras de melhorias dentro da realidade apresentada, estimula os servidores a voltar sua atenção na resolução de desafios da instituição por meio de trabalhos acadêmicos, possibilita que um maior número de servidores se engaje em crescer academicamente tornando a instituição com um corpo de servidores mais qualificados e autônomos.

Objetivos gerais

Oportunizar a comunidade acadêmica e de servidores públicos casos/desafios práticos que precisam de soluções dentro da administração pública.

Objetivos específicos

  1. Interação da comunidade acadêmica discente e os cidadãos com a administração e suas realidades;
  2. Aumento do interesse por soluções prática da administração pública;
  3. Possibilidade de entrega de soluções à desafios da administração pública;
  4. Disponibilizar aos servidores públicos da instituição objetos de pesquisa alinhados a seus cargos ou setores;
  5. Elaboração a difusão de boas práticas;
  6. Propor reflexão dos leitores sobre os desafios propostos para as tomadas de decisões em situações semelhantes.

Metodologia

            Os casos/desafios serão submetidos a CAPS por meio do e-mail institucional O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . As normas de submissão estarão disponíveis na aba da Casoteca UFRR que conterá apresentação, normas de submissão e formatação.

Diretrizes para Autores

Os interessados em submeter um caso deverão consultar as orientações que seguem:

Normas para submissão:

            Autores, ano, narrativa.

Formatação para caso

            Times, justificado, espaçamento 1,5, mínimo 1 e máximo 5 folhas.

 Avaliação dos casos

Para análise e aprovação do caso de ensino, a Coordenação de Capacitação do Servidor por meio da comissão de avaliação de submissão levará em consideração:

•    Pertinência temática: o caso deve-se encaixar na classificação temática disponível na Casoteca da UFRR e, preferencialmente, estar relacionado aos temas cujos casos sejam aplicáveis a própria UFRR;

•    Qualidade do texto e presença de elementos da narrativa;

•  Intemporalidade e abrangência: o caso não deve se limitar cronologicamente ao momento ou situação que retrata, deve ser aplicável em contextos diversos e as lições aprendidas devem ser permanentes.

Política de Submissão da Casoteca UFRR

1. Ao concordar em submeter um caso de ensino, problema ou situação similar para a Casoteca UFRR, você deve ler e concordar com o Termo de Concessão de Direitos Autorais, localizado na aba “Termo de concessão de direitos autorais”.

2. Após a submissão, o caso será avaliado pela equipe de avaliação da submissão da CAPS, que decidirá acerca da divulgação do caso na Casoteca UFRR.  Você será notificado a respeito da decisão da equipe através do e-mail caps@ufrr. br.

3. Uma vez aprovado, a CAPS realizará a revisão ortográfica e editoração do caso de ensino e dos documentos submetidos, de acordo com padrões desenvolvidos para a Casoteca da UFRR. Caso sejam necessários acréscimos e modificações no conteúdo do caso, a equipe entrará em contato com você para definição prévia das alterações.

4. Após a revisão e editoração, os casos de ensino aprovados estarão aptos a serem divulgados na Casoteca da UFRR. A CAPS não se compromete a divulgar todos os casos recebidos, e poderá incluir ou excluir um caso da Casoteca da UFRR a qualquer momento e a seu exclusivo critério.

5. Independente da aprovação, você reconhece e concorda que a CAPS poderá (i) utilizar o caso de ensino, para todo e qualquer curso ou atividade da Escola; e (ii) disponibilizar o caso de ensino a quaisquer terceiros, no país ou no exterior, e permitir a reprodução em via impressa ou através de transferência eletrônica (download), a título gratuito, para sua livre utilização em atividades pedagógicas, educacionais e de pesquisa.

6. A CAPS compromete-se a reconhecer a sua autoria em todos os documentos e materiais relativos ao caso de ensino ou em que este for utilizado.

7. A CAPS não dispõe de quaisquer meios para acompanhar o uso dos casos de ensino disponibilizados na Casoteca da UFRR por terceiros que tiverem acesso a eles, direta ou indiretamente. Por esse motivo, você reconhece e concorda que a CAPS não poderá, em hipótese alguma, ser responsabilizada pelo uso que qualquer terceiro vier a realizar do caso de ensino e de seus documentos.

8. Ao submeter um caso de ensino à Casoteca da UFRR você reconhece e concorda que não faz jus a qualquer remuneração, indenização ou outro valor pela divulgação do caso de ensino.

9. Você poderá, a qualquer momento, solicitar a exclusão do caso da Casoteca da UFRR. Todavia, conforme o item 7 acima, a CAPS não poderá impedir o uso do caso de ensino por quaisquer terceiros que tiverem acesso a ele.

10. Ao submeter o caso de ensino, você declara e garante ser o único e exclusivo titular de todos os direitos autorais sobre o caso de ensino (ou ter o consentimento de todos os demais autores), e que esta submissão (i) não infringe ou viola direitos de terceiros, de propriedade intelectual ou outros; (ii) não divulga informações ou dados sujeitos a obrigação de sigilo ou confidencialidade; (iii) não apresenta informações que possam trazer prejuízo à imagem de indivíduos ou instituições identificáveis a partir do caso de ensino, ou acusações de que tenham cometido crimes ou infrações administrativas; e (iv) não infringe qualquer norma e legislação aplicável. Você assume ampla e total responsabilidade civil e penal quanto ao seu conteúdo, citações, referências e outros elementos que compõem o caso de ensino.

Referências

https://www.embrapa.br/ouvidoria/casoteca

https://direitosp.fgv.br/casoteca

http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1