Inscrições para o curso BPM – Gerenciamento de Processos de Negócios

Ligado .

A Coordenação de Capacitação do Servidor (CAPS) informa que estão abertas as inscrições para o curso BPM – Gerenciamento de Processos de Negócios, que será realizado no período de 10 a 14 de junho de 2019, no horário das 8h às 12h e 14h às 18h, com carga horária total de 40h.

Mais informações sobre o curso:

• Período de Inscrição:7 a 14 de maio de 2019;
  • Local: Sala 2 do Centro de Treinamento do Servidor – CTS/UFRR;
  • Público alvo: Servidores da Diretoria de Planejamento, administradores e servidores que atuem ou atuarão gestão de processos organizacionais em suas unidades;
  • Carga horária: 40h;
  • Número de vagas: 20;
  • Instrutor: Dr. Roquemar de Lima Baldam (Professor da UFES);
  • Conteúdo: Gerenciamento estratégico de Processos BPM e Transformação de Processos. Conceitos, Perspectivas e Oportunidades. Conceitos relacionados à processos. Exemplos característicos de processos de negócios. A visão por processos nas organizações. Gerenciamento de Processos & Gerenciamento de Projetos. Breve histórico da racionalização do trabalho nas organizações. Três grandes movimentos recentes que envolvem a visão de processos. Razões do interesse pelo BPM. Diferentes visões de abordagens na melhoria contínua, inovação de processos e BPM. Fatores críticos de sucesso em implantações de BPM. Governança de atividades operacionais. Ciclo do Gerenciamento de Processos de Negócios: Proposta prática Infra-Estrutura de trabalho para Gerenciamento de Processos de Negócios. Equipe envolvida. Infra-estrutura física Infra-estrutura de software. Manual do modelo de gestão de BPM. Planejamento do BPM. Processos chave para a estratégia. Processos para solução imediata de problemas. Processos para otimização. Visão global de processos. Modelagem de processos. Otimização de processos. Retorno de investimento em processos administrativos usando VSM. Execução de processos. Considerações gerais. Considerações na implantação de processos em ERP?s. Considerações na implantação de processos em Workflow?s. Monitoramento de Processos Diagramas Medida de desempenho. Desempenho. Eficiência x eficácia. Indicadores de desempenho. Seleção de indicadores Cockpit. Estrutura de sistema de indicadores. Caracterização de indicadores. Tipos de indicadores. Técnicas de controle BAM - Monitoração de Processos. A maturidade das organizações frente ao BPM. Modelos de Maturidade aplicados a processos de negócios. Exemplos de Modelos de Maturidade. Modelo de BPMM baseado no CMM. Modelo de BPMM baseado no Gartner. Modelo de BPMM baseado em ROSEMANN & BRUIN. Modelo adotado. Documentação de Processos. Modelo de Manual de Sistema de Gestão de BPM. Objetivo. Escopo. Participantes da elaboração deste manual. Definições Referências de leitura obrigatória. Equipe envolvida. Atividades do ciclo de gerenciamento adotado. Cadeia de valor das atividades de BPM. Metodologia usada para Visão Global de Processos. Especificações gerais do Formulário de Controle de Processo. Especificações gerais da Requisição de Modelagem Atividades envolvidas no processo de Modelagem adotado. Metodologia de modelagem adotada na Organização/Unidade. Análise de Maturidade Auditorias. Estrutura de documentação de processos. Método para o Gerenciamento de Projetos de Processos. Tecnologia da Informação no BPM. Ferramentas de TI aplicáveis a BPM em geral. Classificação das ferramentas de TI com aplicação em BPM. Iniciativas de construção de ambientes integrados de BPMS. Ferramentas Aplicações no Planejamento do BPM. Aplicações na modelagem e otimização de processos. Aplicações na implantação e execução de processos. Aplicações no Controle e monitoramento.
Os servidores que desejarem participar do curso devem verificar se atendem aos seguintes requisitos antes de efetuar suas inscrições:
  • Compatibilizar o evento pretendido com o cargo, ambiente organizacional ou atividades exercidas pelo servidor, mediante autorização da chefia imediata;
  • A ação de capacitação deve ser de interesse da unidade de exercício do servidor;
  • O candidato deve estar inserido no público-alvo definido pela ação de capacitação;
  • O candidato deve possuir escolaridade compatível com o nível do curso ou programa proposto;
  • O servidor não poderá solicitar sua participação em cursos e eventos de capacitação, se estiver afastado do trabalho para licença médica, licença prêmio, gozo de férias ou estiver respondendo a processo administrativo disciplinar e outros impedimentos legais;
  • A desistência de qualquer curso ou evento de capacitação promovido pela CAPS, depois de efetuada sua inscrição, deverá ser comunicada pelo próprio servidor ou pela chefia imediata, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias úteis do início do curso;
  • Será considerado como abandono de curso/evento de capacitação a não participação do servidor nos 2 (dois) primeiros dias de curso ou participação inferior a 75% do total de horas do curso, salvo se o servidor apresentar justificativa, por escrito, devidamente comprovada;
  • O abandono ou reprovação no curso ou evento de capacitação implicará na suspensão do direito do servidor de participar dos cursos e eventos de capacitação por um período de 1 (um) ano.
Caso tenham dúvidas quanto à inscrição, verificar o tutorial do módulo de capacitação - SIGRH, disponível no seguinte link: http://ufrr.br/wikicsi/images/7/77/Opera%C3%A7%C3%B5es_Servidor_Chefe.pdf.