Trabalhos acadêmicos

Apesar de cada trabalho requisitado durante o curso ter sua especificidade própria, de acordo com a orientação do professor, no geral, eles devem seguir as norma técnicas estabelecida pela Biblioteca da UFRR. Faça o download das Normas Técnicas e consulte-as antes, durante e no momento da revisão de seus trabalhos acadêmicos.
Observação: Caso o professor constate plágio ou qualquer tipo de "improbidade ou colaboração fraudulenta na execussão de obrigações e trabalhos acadêmicos" o aluno que realizou (ou colaborou) com a prática estará sujeito a penas que variam de intensidade de acordo com a gravidade do ato. As penas variam da perda total da nota da atividade em questão até a "advertência, suspensão ou exclusão". Conforme previsto na resolução nº006/2007 - CUNI, Seção III. (Consulte o Regimento e Estatuto da UFRR).

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O TCC é obrigatório no curso de Ciências Sociais da UFRR e deve fazer parte das preocupações dos alunos desde os primeiros dias de aula. Isto porque, a razão de ser de um ensino universitário de qualidade deve ser a produção de conhecimento, não apenas sua propagação. Ou seja, fazer um curso universitário não se limita a assistir aulas passivamente, a aula é apenas um momento da formação do acadêmico.
O melhor caminho para o aluno desenvolver suas pesquisas é sua vinculação a um grupo ou projeto de pesquisa (veja abaixo, em Núcleo de Pesquisas Sociais, os grupos de pesquisas disponíveis atualmente no curso).
Há na grade do curso duas disciplinas voltadas exclusivamente para o auxílio do aluno no desenvolvimento de sua pesquisa que resultará no TCC, sendo elas: Laboratório I e II (ver Grade Curricular). Atenção: O aluno não deve esperar passivamente estas duas disciplinas para iniciar suas pesquisas que vão compor o TCC, como dissemos, o processo se inicia já no início das aulas no primeiro semestre.
Realizar um projeto de pesquisa no primeiro momento do curso é obviamente uma tarefa extremamente difícil, já que é necessário algum conhecimento prévio, mas é importante que o aluno fique bem informado sobre o tema e esteja aberto para as possibilidades de pesquisa. Um bom ponto de partir é conversar com os colegas e professores sobre o assunto e ler sobre o tema. Assim, sugerimos a leitura de dois livros (que podem servir como manuais durante todo o curso):

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 2008.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2010.

Os livros apresentam técnicas de pesquisa e estudo que servem para toda a vida acadêmica, principalmente no que tange a prática de documentação (anotações, fichamento, seminários, etc.)
Observação: A prática do plágio no Trabalho de Conclusão de Curso é ainda mais grave do que o plágio nos trabalhos realizados ao longo do curso. Pode acarretar na perda do diploma e até mesmo processo criminal.
ATENÇÃO: os alunos que estão prestes a entregar seus TCCs devem consultar observar rigorosamente as normas formais exigidas pelo manual de Normas Técnicas realizado pele Biblioteca da UFRR, a encadernação em capa dura (não pode ser espiral!) e a entrega de uma cópia digital para ser anexado ao site do curso. Qualquer dúvida deve ser esclarecida junto a secretaria do curso antes da impressão final do trabalho.