O Curso de Ciências Sociais se apóia em três áreas do conhecimento social: Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas. Além destas disciplinas de base os alunos também devem ao longo do curso explorar, direta ou indiretamente, disciplinas como: História, Geografia, Economia, entre outras (confira a matriz curricular).

O Bacharel em Ciências Sociais pode exercer atividades profissionais no setor público e privado, vinculadas principalmente: a Educação (Docência no Ensino Superior); a Cultura (sendo, por exemplo, agente cultural e trabalhando nos meios de comunicação); a Pesquisa e o Planejamento Social (dando consultoria a órgãos públicos e privados); e em outras atividades, tais como: acessoria técnica e orientação para partidos políticos, sindicatos, movimentos sociais e ONGs.