Processos Seletivos

Ligado .

VESTIBULAR UFRR

O Processo Seletivo Vestibular é composto de duas modalidades: Prova Integral – PI e Processo Seletivo Seriado – PSS (1.ª etapa PSS1 - E1 - alunos da 1ª série do Ensino Médio, 2.ª etapa PSS2 - E2 - alunos da 2ª série do Ensino Médio e 3.ª etapa PSS3 - E3 alunos da 3ª série do Ensino Médio), ambos destinados ao ingresso de alunos nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Roraima.

PROVA INTEGRAL:

Processo realizado uma vez ao ano, destinado a candidatos que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio.

• Público alvo: alunos do 3º ano do ensino médio;

• A prova é composta de 72 (setenta e duas) questões, sendo 09 (nove) questões objetivas em cada uma das 08 (oito) disciplinas, bem como, uma prova discursiva: redação.

PROCESSO SELETIVO SERIADO - PSS1 ETAPA E1:

A Etapa E1 constitui o processo seletivo seriado, o qual o candidato deverá realizar 3 etapas consecutivas e ininterruptas.

Ao final do Seriado a nota do candidato será somada e atribuída de acordo com o desempenho nas 3 etapas realizadas.

- Público alvo: alunos do 1º ano do ensino médio;

- A prova é composta de 24 (vinte e quatro) questões, sendo 03 (três) questões objetivas em cada uma das 08 (oito) disciplinas.

PROCESSO SERIADO ETAPA E2:

A Etapa E2 constitui o processo seletivo seriado, o qual o candidato deverá realizar 3 etapas, iniciando pela E1 e no ano seguinte a E2. Só poderá realizar a inscrição no E2 o candidato que realizou e não foi excluído na etapa E1 no ano anterior.

- Público alvo: alunos do 2º ano do ensino médio;

PROCESSO SELETIVO SERIADO ETAPA E3:

A Etapa E3 é a última etapa do processo seletivo seriado (PSS), momento em que o candidato escolherá o curso e modalidade que deseja concorrer. As inscrições neste processo só podem ser realizadas por candidatos que realizaram e que não foram excluídos em uma das etapas anteriores (E1 e E2).

• Público alvo: alunos do 3º ano do ensino médio;

• Composta de 72 (setenta e duas) questões, sendo 09 (nove) questões objetivas de cada uma das 08 (oito) disciplinas. Sendo as últimas três questões, de cada disciplina, consideradas para etapa E3 e a prova como todo para o Processo Integral, bem como uma prova discursiva: redação.

PROCESSOS SELETIVOS  ESPECÍFICOS PARA INDÍGENAS - PSEI

A UFRR, preocupada com a valorização da educação indígena diferenciada e o respeito à diversidade cultural indígena, realiza uma seleção voltada ao ingresso de indígenas em diversos cursos da instituição, dentre eles: Licenciatura Intercultural, Gestão Territorial Indígena, Gestão em Saúde Coletiva Indígena e em mais 17 cursos da grade regular da instituição.

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO - LEDUCARR

A seleção específica destina a candidatos residentes no campo, que tenham como objetivo ingressar nos cursos de Licenciatura em Educação no Campo: Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas e Sociais. As provas ocorrem anualmente, geralmente no mês de dezembro.

ESCOLA AGROTÉCNICA - EAGRO

A seleção específica para ingresso na Escola Agrotécnica nos cursos: Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio Regular e Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. As provas ocorrem anualmente, geralmente no mês de dezembro.

TRANSFERÊNCIA

Este processo de ingresso em cursos da UFRR é destinado a alunos regularmente matriculados em instituições superiores de ensino que pretendam transferir-se para a UFRR, observando a afinidade dos cursos. Ele utiliza a nota do ENEM dos últimos 5 anos e ocorre no período de janeiro a março de cada ano.

GRADUADOS/PORTADORES DE DIPLOMA

Este processo de ingresso em cursos da UFRR é destinado a candidatos que já possuam graduação em nível superior. Ele utiliza a nota do ENEM dos últimos 5 anos e ocorre no período de janeiro a março de cada ano.

REINGRESSO

Processo seletivo destinado ao retorno de ex-alunos à UFRR, que abandonaram ou foram desligados compulsoriamente. Nele, há uma análise curricular realizada pela coordenação do curso.