linha top1
Universidade Federal de Roraima

Relatório 2017

Ligado .

A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Roraima disponibiliza à comunidade acadêmica o Relatório de Avaliação Institucional do ano de 2017, que foi enviado ao Ministério da Educação em março de 2018.

O Relatório tem como base a pesquisa aplicada entre os meses de julho e setembro de 2017, bem como dados institucionais fornecidos pelas unidades administrativas da Universidade. Participaram da pesquisa 162 docentes, 104 técnicos-administrativos, 185 alunos da EAGRO, 1274 alunos da graduação presencial, 169 alunos da educação à distância, 104 alunos da pós-graduação e 58 egressos.

O documento contempla dez dimensões, divididas em cinco eixos, quais sejam: Eixo 1 – Planejamento e avaliação institucional: considera a Dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do SINAES; Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as Dimensões 1 (Missão e o PDI) e 3 (Responsabilidade Social); Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as Dimensões 2 (Políticas para Ensino, Pesquisa e Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes); Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as Dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão) e 10 (Sustentabilidade Financeira); Eixo 5 – Dimensão 7 (Infraestrutura Física). Os cinco eixos foram avaliados em cada ano no triênio 2015 a 2017.

A CPA está localizada na sala 9, do Bloco IV, do Campus Paricarana, mantem expediente de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 12h e das 14h às 18h. A Comissão pode também ser contata pelos seguintes meios: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / (95) 3621-3105 / (95) 98117-7327.

CPA reenvia resultados da avaliação SAAE referentes aos semestres 2016.2 e 2017.1

Ligado .

A Coordenadora da CPA reenviou os resultados completos da avaliação SAAE, referente aos semestres 2016.2 e 2017.1, às Coordenações de cursos para providências conforme Resolução 017/2016-CEPE.

Lembramos que cada professor pode consultar os resultados referentes às disciplinas que ministrou no semestre, no Portal do docente/SIGAA, menu Ensino.

O Sistema de Avaliação das Atividades de Ensino (SAAE) é uma pesquisa de opinião respondida pelos estudantes da graduação e tecnólogo no ato da matrícula semestral, no período definido em calendário universitário.

Somente os estudantes da graduação e tecnólogo têm acesso a este questionário no SIGAA, por limitações técnicas do sistema. Os cursos de medicina e enfermagem ainda estão adaptando-se a este sistema, visto que os estudantes destes cursos não realizam a própria matrícula.

É importante que todos os professores que ministram as disciplinas, mesmo temporariamente, sejam cadastrados nos componentes curriculares, para que todos sejam avaliados. O professor não cadastrado não será avaliado.

 

 

CPA envia Relatório de autoavaliação institucional 2017 à Reitoria

Ligado .

 

A CPA concluiu Relatório da autoavaliação institucional UFRR 2017 (referente aos anos 2015 a 2017 versão final), e optou por enviá-lo à Reitoria, para formulação de Plano de Melhorias à UFRR, conforme Nota Técnica nº65/2014 DAES/INEP. Na oportunidade, colocamo-nos à disposição da Reitoria para receber sugestões e contribuições quanto ao conteúdo deste Relatório.

Após esta etapa, este Relatório será postado no sistema E-MEC até 31/03/2018, e em seguida, será divulgado à comunidade universitária.

CPA Encerra Coleta de Dados

Ligado .

A Comissão Própria de Avaliação da UFRR  encerrou a coleta de dados e iniciou o trabalho de análise e criação do Relatório de Avaliação Institucional 2017, que será enviado ao Ministério da Educação em Março de 2018 e divulgado à comunidade universitária.

A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa de opinião e pesquisa de dados institucionais.

A pesquisa de opinião foi realizada por meio de questionários físicos e eletrônicos entre os meses de julho e setembro de 2017. Participaram 2241 pessoas, distribuídas da seguinte forma: 162 docentes, 104 técnicos-administrativos, 1459 alunos do ensino presencial, 169 alunos do ensino à distância, 104 alunos da pós-graduação, 185 alunos da Escola Agrotécnica e 58 ex-alunos da universidade.

A pesquisa de dados institucionais foi realizada por meio de pedidos de informações a unidades administrativas da UFRR e consultas a documentos e outros relatórios já publicados nos sites da UFRR, dentro das dez dimensões determinadas pelo SINAES (Lei 10.861/2004).

A CPA agradece a participação de todos e informa que em breve os resultados estarão disponíveis na página www.ufrr.br/cpa.

Alunos - Avaliem a UFRR até 15 de setembro de 2017

Ligado .

 
No período de 10 de julho a 31 de agosto de 2017, a comunidade universitária poderá avaliar a UFRR respondendo à pesquisa de opinião (exceto calouros do semestre 2017.2), que pode ser acessada:
a) por link recebido em seu e-mail cadastrado no SIG;
b) por link disponível no campo de notícias do Portal do Discente (SIGAA);
Docentes, Técnicos, Discentes da graduação, técnico e tecnológico presencial, Discentes da graduação a distância, Discentes da Pós-graduação Stricto Sensu e Egressos deverão clicar no link correspondente à sua categoria.
 
Este questionário contém cerca de 30 questões (1/3 do tamanho dos questionários anteriores), com opções de respostas qualitativas ÓTIMO, BOM, INSUFICIENTE, MUITO RUIM e DESCONHEÇO/NÃO SEI INFORMAR sobre aspectos referentes ao cotidiano universitário dos respondentes. Os seus resultados, somados com as informações institucionais coletadas nas pró-reitorias, subsidiam a construção de diagnóstico da UFRR, mediante critério de observação da efetividade das políticas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional, no âmbito de dez dimensões.
 
Contamos com a colaboração de todos para responder e divulgar esta pesquisa em seus cursos. Em novembro/2017 será divulgado relatório preliminar a partir dos dados já obtidos.
 
A autoavaliação institucional foi instituída pela Lei 10.861/2004, como um componente do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. O seu objetivo é "produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade." (SINAES, 2004).
 
 
O projeto de avaliação 2017 da CPA e demais documentos desta Comissão podem ser encontrados neste site, nos menus downloads e documentos oficiais.