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Universidade Federal de Roraima

Apresentação

Ligado .

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é regulamentada na UFRR por meio da Resolução 015/2009-CUni, instituída pelo art. 11 da Lei 10.861/2004 que criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A sua missão é coordenar a avaliação interna da Universidade no âmbito de dez dimensões previstas no art. 3º desta mesma lei, promovendo autoconhecimento para indução da qualidade da instituição, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
A CPA possui representantes de cada segmento da comunidade acadêmica: docentes, discentes, técnicos administrativos em educação (TAE) e sociedade civil.

Composição Atual da CPA/UFRR

Docentes
Cléria Mendonça de Moraes
Guido Nunes Lopes
Ricardo Alves da Fonseca
Técnicos Administrativos em Educação
Edney Veras dos Santos
Manoel Alves Bezerra Júnior
Mayara Nunes Cardoso
Discentes
Aguardando nomeação
Sociedade Civil Organizada
Patrícia Monteiro Figueiredo (PMBV)
Luciana Surita Da Motta Macedo (SEBRAE/RR)
Marco Aurelio Cury (SEBRAE/RR)
Antonio Hilário da Silva Filho (SEED/RR)

Missão: “Promover a autoavaliação da UFRR para identificar o perfil e o significado de sua atuação e inserção local, nacional e internacional a partir de suas atividades de ensino, Pesquisa e externo”.

Visão: Promover a informação para implantação da excelência institucional em ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Valores: Compromisso com a valoração institucional, conhecimento, transparência e integração.

PERGUNTAS FREQUENTES

O que é CPA?

O que é autoavaliação institucional?

O que é avaliação SAAE?

De que forma acontece a autoavaliação institucional?

Como acontece o processo de análise dos dados?

Para que servem os resultados da Autoavaliação?

Por que devo responder o questionário?

Já existem ações concretas decorrentes dos resultados da Autoavaliação?

 

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação - CPA foi criada pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A CPA é responsável pela coordenação dos processos de autoavaliação institucional, e atua com autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição, garantindo a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada.

Na UFRR a CPA foi criada pela Portaria 172/2004-GR e regulamentada pela Resolução n° 015/2009-CUni.

Atualmente a CPA é responsável por outro processo avaliativo: o Sistema de Avaliação das Atividades de Ensino (SAAE), criada pela Resolução Nº 017/2016-CEPE. [voltar]

O que é autoavaliação institucional?

 A autoavaliação institucional é um dos três processos que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, criado pela Lei 10.861/2004. 

 A qualidade da autoavaliação institucional é observada nas ocasiões das visitas de avaliação in loco para reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação ou recredenciamento da UFRR, constituindo-se em um dos componentes do Conceito de Curso (CC).

 "A avaliação interna ou auto-avaliação tem como principais objetivos produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade. Identificando fragilidades e as potencialidades da instituição nas dez dimensões previstas em lei, a auto-avaliação é um importante instrumento para a tomada de decisão e dele resultará um relatório abrangente e detalhado, contendo análises, críticas e sugestões." (SINAES - Orientações Gerais para o Roteiro da Auto-Avaliação nas Instituições, 2004)

 Dimensões da Autoavaliação Institucional

A autoavaliação institucional é realizada no âmbito de dez dimensões, fixadas no art. 3º da Lei 10.861/2004:

1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
4. Comunicação com a sociedade;
5. A política de recursos humanos, tendo por base as carreiras, a capacitação, o desenvolvimento profissional e as condições de trabalho dos servidores;
6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultado e eficácia da autoavaliação;
9. Política de atendimento aos estudantes;
10. Sustentabilidade financeira. [voltar]

O que é avaliação SAAE?

O Sistema de Avaliação das Atividades de Ensino (SAAE) é uma pesquisa de opinião respondida pelos estudantes da graduação e tecnólogo no ato da matrícula semestral, no período definido em calendário universitário.

Esta avaliação é obrigatória na instrução de processos de homologação de estágio probatório de professores.

Somente os estudantes da graduação e tecnólogo têm acesso a este questionário no SIGAA, por limitações técnicas do sistema.

No questionário do SAAE, os alunos avaliam as atividades de ensino do semestre anterior, referente às dimensões:

Dimensão I: Avaliação do desempenho docente;

Dimensão II: Avaliação do componente curricular;

Dimensão III: Autoavaliação discente no componente curricular. 

As opções de resposta em cada questão são: 1 – ruim; 2 – insuficiente; 3 – regular; 4 – bom; 5 – excelente; N/A - não avaliar. A última questão é aberta (comentários a um professor ou a todos os professores da disciplina).

No processamento das respostas dos estudantes, há duas restrições na geração das notas às dimensões (médias aritméticas):

1) Somente as avaliações de turmas de no mínimo três respondentes geram notas, para não ferir o anonimato;

2) Somente avaliações de alunos que não reprovaram por falta em nenhum componente do semestre geram notas (restrição do sistema).

Alguns professores não apresentam resultados analíticos devido a estas restrições.

Como resultado, o sistema produz, para cada docente, um arquivo “Resultado Analítico do Docente”, o qual contém as respostas que geraram notas das turmas ministradas no semestre, nas Dimensões I, II, e III.

É importante que todos os professores que ministram as disciplinas, mesmo temporariamente, sejam cadastrados nos componentes, para que todos sejam avaliados. O professor não cadastrado não será avaliado. [voltar]

De que forma acontece a autoavaliação institucional?

A CPA coleta dados para elaborar a avaliação institucional por duas maneiras: Por meio de uma pesquisa de opinião com perguntas objetivas e subjetivas aplicada anualmente, e por meio de informações e indicadores institucionais.
A partir dos dados obtidos, a CPA elabora análise e sugestões de medidas corretivas em Relatório - o qual é enviado ao MEC, e é usado como instrumento de promoção de avanços na UFRR, em relação ao que está estabelecido no Plano de Desenvolvimento Institucional.

O questionário fica disponível por um período de aproximadamente dois meses e pode ser acessado online por diversos meios: pagina inicial da UFRR, página da CPA, e-mail, SIPAC e SIGAA. O questionário é específico para cada categoria do público respondente.

Resolução nº015/2009 - Regimento da CPA:

"Art. 3º. Para a realização dos seus objetivos, a CPA levará a cabo atividades, procedimentos e processos, dentre outros:
I – consulta à comunidade acadêmica para o processo de auto-avaliação;
II – elaboração de projeto de avaliação;
III – previsão das ações para a realização da avaliação;
IV – levantamento e consolidação de dados e informações;
V – análises das informações obtidas;
VI – elaboração de relatórios parciais e finais;
VII – divulgação dos resultados;
VIII – sugestão de medidas."

Como acontece o processo de análise dos dados?

A CPA recolhe as respostas do questionário aplicado e, juntamente com dados institucionais fornecidos por diversas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade, realiza a análise de todas as informações coletadas. Esta análise resulta em um relatório, que é encaminhado ao MEC, à gestão da UFRR e posteriormente apresentado a toda comunidade universitária. [voltar]

Para que servem os resultados da Autoavaliação?

Além de ser um indicador utilizado pelo MEC para avaliar a Universidade, o relatório com os resultados da Autoavaliação constitui importante instrumento de gestão interna, que deve ser utilizado para nortear as ações da administração da UFRR. [voltar]

Por que devo responder o questionário?

Sua resposta ajuda a elevar o número de participantes e desta forma contribui para maior representatividade dos dados coletados, aumentando assim a expressividade e confiabilidade dos resultados.

Ademais, esta é uma importante oportunidade de você não apenas avaliar, mas também apontar suas considerações pessoais acerca os serviços prestados pela UFRR, realizar sugestões e críticas com o fim de auxiliar em melhorias. [voltar]

Já existem ações concretas decorrentes dos resultados da Autoavaliação?

A atual gestão da Universidade tem se apropriado dos relatórios apresentados pela CPA e priorizado a solução dos pontos mais críticos apontados, principalmente quanto à infraestrutura (drenagem, iluminação, pavimentação, sinalização e limpeza), dentre outros referentes ao ensino, à pesquisa e à extensão.

As ações são gradativas, decorrem também das estratégias previstas no PDI e dependem de disponibilidade orçamentária para sua execução. [voltar]