Governo Federal

Os certificados do evento estão disponíveis no link abaixo:

 

Nota: A comissão organizadora informa que os artigos aprovados com correções devem ser enviados pelos autores até o dia 13 de outubro de 2019, impreterivelmente.

 

INFORME: Lista e locais das apresentações orais (ver mapa abaixo)

AVISO - Mostra de cinema

Informamos que em virtude do número reduzido de participantes, não haverá mostra competitiva nesta edição da Conferência da Terra. No entanto, os curtas enviados serão exibidos juntamente com outras produções fílmicas na Sala de Cinema do Centro Amazônico de Fronteiras, nos dias 18 e 19 de setembro, sempre a partir das 14h. Os realizadores receberão certificado de participação.

Após a exibição, haverá roda de conversa com os autores/realizadores para debater a produção e relação do cinema com a natureza.

A Comissão 

Centro Acadêmico da Licenciatura Intercultural - CALI

INFORMATIVO

A Semana dos Povos Indígenas da Universidade Federal de Roraima (UFRR) apresenta à sociedade roraimense, o pensamento e a produção artística, científica e cultural dos indígenas. Neste ano, o evento será de 16 a 20 de setembro, Auditório da Medicina (CCS) e no Instituto Insikiran/UFRR.

A IV edição do evento terá como tema Avaliando as políticas públicas de atenção aos povos indígenas e está articulada com a Conferência da Terra e a celebração dos 30 anos da UFRR.

As inscrições para participação podem ser feitas pelo site: even3.com.br/ivspi

Diretoria do CALI

  

Fórum Internacional do Meio Ambiente será realizado na UFRR

Pautada no Tema Geral “Línguas, Ritos e Protagonismos nos Territórios Indígenas”, A Conferência da Terra – Fórum Internacional do Meio Ambiente será celebrada em Boa Vista, no período de 18 a 20 de setembro de 2019.

A Conferência da Terra, o maior evento socioambiental acadêmico-científico, em sua 8ª edição, é uma realização da Universidade Federal de Roraima, em parceria com instituições governamentais e privadas, cujas atividades programadas ocorrerão no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), no campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A UNESCO elegeu 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas, apoiando e fortalecendo a conscientização global da preservação, revitalização e promoção das línguas originárias no planeta.

A Conferência da Terra 2019 é baseada em 22 eixos temáticos, destacando-se: Tradições Indígenas; Sistemas Produtivos; Migrações Humanas; A Questão da Terra; Políticas Públicas e Projetos; Mudanças Climáticas; Educação e Línguas; dentre outros temas principais e transversais.

Globalmente, existem mais de seis mil idiomas ancestrais falados por povos indígenas; todavia, o patrimônio linguístico segue desaparecendo em ritmo alarmante. Sem medidas adequadas para a preservação dos povos e suas línguas, as diversas formas de linguagem milenar estão condenadas ao desaparecimento e, junto com elas, vão se extinguindo a história, a memória e as tradições linguísticas em todo o mundo.

Evento consagrado internacionalmente, a Conferência da Terra 2019 vai reunir centenas de pesquisadores, professores, representantes de instituições, governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais.

A escolha de Boa Vista para sediar a Conferência da Terra: Fórum Internacional do Meio Ambiente deve-se à sua representatividade junto aos povos ancestrais, cujo domínio ocupa 50% do território estadual. São 11 etnias ocupando 32 terras indígenas em Roraima, destacando-se os territórios Yanomami, São Marcos, Waimiri-Atroari e Raposa/Serra do Sol.

Os resultados e metas previstas incluem ampla divulgação no Brasil e exterior, e a publicação dos trabalhos apresentados como capítulos nos livros e-books, com ISBNs e selo da Editora UFRR. Outras informações: (95) 98119-5049 / 98101-6363.


Acesse o link abaixo e veja a primeira circular do evento!

Acesse o link abaixo e veja a segunda circular do evento!

 


 

 

 

 

REALIZAÇÃO:
ORGANIZAÇÃO:
APOIO: