Curso de Arquitetura da UFRR participa de consulta pública para construção do Plano de Identidade Visual de Boa Vista

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 13h46 | Acessos: 204

Representantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) participaram, neste sábado (12), de uma consulta pública para elaboração das diretrizes do Plano de Identidade Visual de Boa Vista. A reunião ocorreu na escola municipal Centenário de Boa Vista, localizada no bairro Aparecida.

Participaram do encontro a professora PhD Graciete Guerra da Costa, a professora Ma. Claudia Helena Campos Nascimento e 15 alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRR, além de seis arquitetos e representantes municipais. A reunião foi conduzida pela Diretora Presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município de Boa Vista (EMHUR), Angélica dos Santos Leite, que apresentou as diretrizes preliminares do Plano.

O objetivo da consulta é de discutir com os principais atores da área de planejamento urbano, entre eles a UFRR, um referencial urbanístico que possa dar suporte à criação de norma de padronização de fachadas comerciais em Boa Vista. A elaboração do Plano consiste na criação de uma norma geral para aplicação de letreiros, placas, outdoors, backligth, ou seja, todo material de propaganda comercial, na capital.

Conforme explicou a professora Graciete, este é um plano setorial que integrará o Plano Diretor de Boa Vista. “A cidade tem que dizer o que é permitido no campo publicitário, comercial. Para a elaboração do Plano, a Prefeitura contratou uma empresa credenciada para elaboração das diretrizes. É importante a presença da Universidade, uma vez que os professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo têm condições de contribuir para que este plano venha balizando os engenhos publicitários e toda a identidade visual de Boa Vista”, frisa.

Após todas as consultas públicas, será elaborado um documento preliminar, que retornará para apreciação dos atores da sociedade, momento em que a UFRR terá oportunidade de novas contribuições, para que depois o documento seja transformado em lei.

CoordCom/UFRR