Confira os editais para Mestrados em Educação, em Letras e em Antropologia da UFRR

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 15h58 | Acessos: 1018

A Universidade Federal de Roraima informa que estão abertas as inscrições para os processos seletivos da Pós-graduação nas seguintes áreas:

1- PPGANTS/UFRR retomou as inscrições de seleção para o semestre 2020.2

O Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGANTS) torna pública a RETIFICAÇÃO DO EDITAL 01/2020-PPGANTS de 17 de fevereiro de 2020 do Processo Seletivo destinado ao ingresso de novos alunos no curso de Mestrado em Antropologia Social da Universidade Federal de Roraima para o ano de 2020, conforme segue, permanecendo inalterados os demais item.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 19 de junho a 17 de julho de 2020.

Serão ofertadas 12 vagas; sendo 9 para ampla concorrência e 3 vagas reservadas para negros, indígenas e Pessoa com Deficiência, conforme resolução nº 002/2017-CEPE/UFRR.

Confira aqui o Edital retificado

OBS: O material indicado para prova escrita pode ser localizado na página do Programa.

2 -  Mestrado em Educação da UFRR recebe inscrições até 22.07.2020

Confira todas as informações no Edital 010/2020 AQUI

O curso de Mestrado em Educação tem o objetivo de formar professores pesquisadores e produzir conhecimento no campo da educação com ênfase nas características sociais, econômicas, históricas e culturais que constituem a realidade amazônica e transfronteiriça. Possui uma área de concentração, Educação e Formação de Professores, e duas linhas de pesquisa:

Linha 1: Formação de Professores e Práticas Educativas

A linha investiga a formação de professores e as práticas educativas e tem como eixos condutores a reflexão sobre a realidade educacional e pedagógica para a construção epistêmica da prática docente. Pesquisa estudos que consideram a constituição da identidade docente, as diferentes culturas educativas, as especificidades didáticas e metodológicas e a inserção das novas tecnologias como elementos que compõem a escola a partir da especificidade do contexto regional. Entrelaça a formação de professores e as práticas educativas por meio de pesquisas que dialogam entre as áreas de conhecimento com a finalidade de compreender a práxis pedagógica e permitir a intervenção com ações criativas nos espaços educativos urbano, do campo e indígena.

Linha 2: Educação e Processos Inclusivos

A linha investiga a educação como práticas e saberes pedagógicos, sociolinguísticos, culturais, históricos e sociais inscritos em diferentes processos inclusivos. Pesquisa a educação como um campo teórico e prático que estabelece relações entre os sujeitos em diversos contextos de discriminação, violência, exclusão, diferenças, interação e aprendizagem, investigando a construção de práticas pedagógicas e a escolarização de todos os alunos, independentemente de cor, raça, etnia, gênero, deficiência, idade, classe social, entre outros. Entrelaça, sob o ponto de vista da educação, questões de identidade, da interculturalidade em suas múltiplas e complexas situações e relações que impactam nos processos de ensino e aprendizagem, na constituição dos sujeitos, na caracterização de comunidades e na formação da sociedade amazônica e transfronteiriça.

3 - Mestrado em Letras da UFRR oferta 30 vagas para seleção 2020

O Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (PPGL/UFRR) divulgou dois editais referentes ao ingresso de novos alunos em seu mestrado. São ofertadas 24 vagas na modalidade Ampla Concorrência e seis na modalidade Ações Afirmativas, reservadas para alunos indígenas e negros (pretos ou pardos).

As 30 vagas estão divididas igualmente entre as duas linhas de pesquisa do programa: Língua e Cultura e Literatura, Arte e Cultura Regional. Cada linha possui projetos de pesquisa específicos, para os quais os candidatos devem orientar suas propostas de projetos de pesquisa.

As inscrições serão on line, de 27/07/2020 a 14/08/2020. Os candidatos devem enviar toda a documentação para o e-mail do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Para garantir a segurança dos candidatos e evitar possíveis contaminações por Covid-9, a defesa oral do pré-projeto de pesquisa e a prova escrita serão feitas remotamente, em links disponibilizados pela programa.

Conheça as linhas do programa:

Linha 1 - Língua e Cultura Regional - Estuda as manifestações linguísticas no contexto regional, tomando como eixo a diversidade, as identidades e os contatos linguísticos produzidos pela pluralidade cultural local. Tendo em vista a peculiaridade regional, abrange temáticas como descrição de línguas, educação em situações de bilinguismo e a construção de traços identitários.

Linha 2 - Literatura, Artes e Cultura Regional - Estuda as linguagens literárias e artísticas, suas interações e relações com os movimentos culturais regionais, partindo da noção de identidades múltiplas e tomando como eixo investigativo as várias abordagens do texto literário, em particular, e das artes, em geral, considerando as articulações entre regional e global.

Para acessar os editais de seleção do PPGL 2020, clique aqui.