Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Gestão de Pessoas orienta sobre participação em cursos EAD e boas práticas para o trabalho remoto

Publicado: Quarta, 25 de Março de 2020, 17h17 | Acessos: 753

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Roraima (Progesp/UFRR) elaborou uma série de orientações para este período de trabalho remoto, ocasionado pelo isolamento social, para conter a transmissão do novo coronavírus, o Covid19. O documento completo está no Memorando nº 57/2020 - Progesp.

As orientações abordam a elaboração do Plano de Trabalho remoto dos servidores, bem como sobre a participação em cursos à distância, oferecidos pela Escola Virtual de Governo - EVG. As medidas são de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública internacional decorrente do COVID-19 que ensejaram a Instrução Normativa 21 de 16 de março de 2020, Portaria Normativa 005/2020-GR/UFRR e Memorando Circular 51/2020-PROGESP:

Os cursos deverão ser relacionados às necessidades administrativas operacionais, táticas e estratégicas, vigentes e futuras de cada setor. Orienta-se que os servidores verifiquem o Planejamento Estratégico Institucional - PEI 2025 e façam cursos que contemplem o mesmo. Os cursos, bem como o plano de trabalho, devem ser aprovados pela chefia.

Conforme a recomendação da Progesp, “o preenchimento do plano de trabalho remoto com cursos EAD é em caráter de sugestão e deve ser de comum acordo com a chefia, levando-se em consideração a realidade de acesso à internet e computadores pelos servidores em suas residências, assim como as condições prevista no art. 4 da portaria 005/2020-GR”.

A orientação ressaltada ainda que os cursos realizados nesse período poderão ser utilizados, posteriormente, para requisição de progressão por capacitação pelos servidores que tem esse direito. Isto não constitui direito adquirido e o servidor deve solicitar a progressão após a retomada do atendimento.

Dicas para boas práticas de trabalho remoto:
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas também elaborou uma série de dicas que os servidores podem utilizar para otimizar o trabalho remoto, tendo em vista que esta “é uma novidade para o desenvolvimento das atividades da UFRR”.

Dessa forma, orienta-se:
1. Mantenha sua rotina de trabalho;
2. Prepare-se de manhã como se fosse sair;
3. Proponha-se uma pausa para pequenos intervalos;
4. Mantenha as outras rotinas como horários de almoço;
5. Aos pais e mães, explicar as crianças que estão a trabalhar, mas reserve um tempo para eles;
6. Evite distrações, vizinhos, barulhos, aplicativos, etc.
7. Combine com seu chefe as atividades diárias e tenham consciência do que é esperado da atividade proposta;
8. Mantenha contato com os colegas para trocar pontos de vista, isso evita desmotivação;
9. Comemorem as atividades que conseguiu cumprir com a equipe.

CoordCom/UFRR

registrado em:
Fim do conteúdo da página