Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Editora da UFRR recebe prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias em São Paulo

Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 19h40 | Acessos: 439

A editora da UFRR esteve presente no último dia 22 de novembro na solenidade de entrega do 5º Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) em São Paulo. A editora disputava o prêmio de melhor obra em Ciências Sociais Aplicadas, uma das oito categorias do prêmio (Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemáticas, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Vida, Projeto Gráfico e Tradução), com a obra “Refugiados Ambientais”, publicada em 2018 em formato e-book e disponibilizada gratuitamente no site da editora.


A obra foi organizada pelas professoras Liliana Lyra Jubilut, Érika Pires Ramos, Carolina Claro de Abreu Batista e Fernanda de Salles Cavedon-Capdeville e analisa de forma interdisciplinar a temática dos movimentos migratórios forçados em virtude de mudanças climáticas e de grandes obras com impactos no meio ambiente. A temática, extremamente relevante no contexto atual, foi desenvolvida por meio de diversos capítulos que abordavam desde aspectos jurídicos relativos ao assunto, como abordagens teóricas e vivências de situações de migração forçada.

O livro conta com capítulo escrito pelo professor João Carlos Jarochinski Silva, do curso de Relações Internacionais, em conjunto com as professoras Lucia Bógus e Stéfanie Gimenez. Os motivos para as organizadoras escolherem a editora da UFRR para a publicação decorrem da abertura que a editora teve para projetos semelhantes, o diálogo existente entre elas e o diretor Cezário Paulino de Queiroz, assim como o fato de que ter um livro abordando essa temática por uma Universidade estabelecida na Amazônia dar maior importância à obra.

O livro ficou em terceiro lugar em sua categoria, configurando o primeiro prêmio que a editora da UFRR recebe por essa que Associação que congrega as editoras universitárias do país, que teve essa ano um número bastante expressivo de inscrições. Sem dúvida, conforme salienta o professor João Carlos que esteve presente a entrega do prêmio, “trata-se de um prêmio relevante e que deve ser celebrado, pois demonstra que o trabalho realizado pela UFRR possui grande potencial para conquistar novos espaços no cenário acadêmico nacional e internacional”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página