Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Avaliação do INEP - Administração, Psicologia e Direito atingem notas 4 e 5

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 10h05 | Acessos: 1050

O curso de direito da UFRR tirou 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a nota máxima dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2018. Administração e Psicologia também tiveram bom desempenho, com ambos conquistando nota 4 na avaliação.

Os cursos de Comunicação social/Jornalismo e Ciências Contábeis receberam nota 3. Ciências econômicas, Relações Internacionais e Secretariado Executivo tiraram 2. No total 243 estudantes participaram do Exame.

Em comparação com o último Enade, a maior parte dos cursos melhoraram ou estabilizaram desempenho. Em relação ao Exame em 2015, Direito tinha nota 4 e Ciências Econômicas 1. Administração, Psicologia,  Comunicação social/Jornalismo e Secretariado mantiveram suas notas. Ciências Contábeis e Relações Internacionais tiveram redução de um ponto.

Na análise da pró-reitora de Ensino e Graduação, Lucianne Vilarinho, o engajamento dos alunos foi fundamental para o bom resultados dos cursos que tiveram melhor desempenho.

“Muitos fatores influenciam as notas. De maneira geral, temos o envolvimento do corpo docente com o seu curso, se os alunos são engajados e ligados às atividades propostas pelas coordenadorias. E nos últimos anos, as evasões de alunos vem reduzindo, o que contribui para os avanços nesse último Enade”, afirmou.

Lucianne frisou que o Enade representa uma importante ferramenta para que cada curso possa refletir possíveis melhorias, tanto para alunos quanto professores.

“Relações Internacionais, por exemplo, é um curso muito recente, que passou por sua segunda avaliação, e por isso precisa desse retorno do exame para que haja a reflexão sobre como pode crescer daqui para frente. As notas de Direito, Administração e Psicologia, por mais altas que sejam, também devem despertar a vontade de melhorar mais, pois sempre há o que aprimorar”, destacou a pró-reitora.

Direito

O curso de direito da UFRR foi criado em novembro 1991 e, desde sua fundação, procura regionalizar seus preceitos para a realidade roraimense, dando ênfase aos ramos de direito ambiental, agrário, amazônico, internacional e indígena. 

Ao todo, o curso possui 10 semestres de duração padrão, representando 4030 horas de carga horária. São 45 vagas ofertadas por ano. No vestibular deste ano, a concorrência é de 28,5 para cada uma. Atualmente, 270 alunos cursam direito na UFRR. A coordenadora do curso é a professora MsC. Lívia Dutra Barreto.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, esta é a terceira vez que direito tira nota cinco no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). As outras vezes foram em 2009 e 2012.

registrado em:
Fim do conteúdo da página