Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para os Mestrados em Geografia e Sociedade e Fronteira da UFRR

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 17h59 | Acessos: 1297

Mestrado em Geografia da UFRR

A Comissão para seleção do Mestrado em Geografia informa que foi prorrogado o período de inscrições ao Processo de Seleção de candidatos ao ingresso no curso de Mestrado em Geografia da Universidade Federal de Roraima no ano de 2019, no qual se encerraria no dia 4 de outubro de 2019. Com o novo cronograma as inscrições ocorrerão até dia 11 de outubro de 2019.

Acesse aqui

Sociedade e Fronteira (PPGSOF)

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteira da UFRR informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de candidatos ao ingresso no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF), para o ano de 2020.

Estão sendo ofertadas 12 vagas a serem preenchidas conforme os critérios de seleção contidos nos editais. Confira abaixo:

Seleção geral (Clique aqui)

Seleção de candidatos indígenas, negros e pessoas com deficiência ( Clique aqui)

Retificação dos editais ( Clique aqui

O curso possui uma Área de Concentração: Sociedade e Fronteiras na Amazônia e duas linhas de Pesquisa. A área permite compreender de forma abrangente as relações societárias na região amazônica, o estudo das fronteiras institucionais e simbólicas, o avanço societário em termos das ações relativas à cooperação e desenvolvimento regional, à redução de conflitos, os fenômenos sociais no plano institucional, de políticas públicas, política externa, gestão ambiental.

Linha 1 - Sociedade e Política: compreende os fenômenos políticos institucionais na sociedade nos planos nacional, internacional e transnacional. Abrange os estudos em perspectiva comparada, histórica e política que dizem respeito às políticas públicas, à cooperação e ao desenvolvimento, à política partidária, às relações internacionais, aos movimentos sociais, bem como à gestão ambiental e territorial.

Linha 2 - Fronteiras e Processos Socioculturais: compreende as pesquisas sobre fronteiras em termos de processos simbólicos e representações sociais. Abrange aspectos socioculturais das fronteiras, dos espaços urbanos e rurais, tais como: conflitos fronteiriços, ilícitos transnacionais, direitos humanos, questão indígena, questão agrária, recursos naturais e energéticos, deslocamentos populacionais, processos identitários e culturais, dinâmicas socioespaciais no contexto rural e urbano, assim como representações e imaginários coletivos.

Bolsa - Poderá ser concedida bolsa de estudos pelas agências financiadoras, conforme disponibilidade de quota, sujeita ao cumprimento dos pré-requisitos, fixados por essas agências para a concessão, e aos critérios estabelecidos pela Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF).

registrado em:
Fim do conteúdo da página