Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFRR 30 anos trará indigenista Sidney Possuelo para Conferência da Terra

Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 12h34 | Acessos: 625

A convite da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o indigenista Sidney Possuelo estará presente na Conferência da Terra que ocorrerá, no período de 18 a 20 de setembro, no Centro Amazônico de Fronteiras setembro, como parte das comemorações dos 30 anos.

Sertanista de profissão, Possuelo iniciou sua carreira trabalhando com os irmãos Villas Boas junto aos povos indígenas da região do Rio Xingu. Nos anos 1980, mudou o conceito sobre a melhor maneira de proteger os índios brasileiros, quando moveu ações para garantir a integridade das ditas tribos isoladas, à época. 

Foi presidente da FUNAI entre 1991 e 1993, período no qual houve duplicação das áreas oficialmente demarcadas de terras indígenas no Brasil, coordenou várias expedições nas áreas mais remotas da região amazônica, contatando e protegendo os grupos indígenas.

Sidney Possuelo é protagonista do livro "Além da Conquista", escrito pelo jornalista Scott Wallace, colaborador da National Geographic. A obra narra os 76 dias da consagrada expedição de 2002, quando houve o mapeamento do território dominado pelos índios "flecheiros", assim apelidados por usarem flechas envenenadas contra os inimigos.

É Fundador da Coordenação Geral de Índios Isolados, o setor da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), encarregada de proteger os povos indígenas de doenças e da violência provocadas pelos não índios. 

Prêmios - Por seu trabalho em defesa da causa indígena, recebeu vários prêmios, entre os quais a National Geographic Society, Bartolomeu de las Casas, Royal Geographical Society, "Herói do Planeta" - Time Magazine Kids, e, "Herói do ano" - Organização das Nações Unidas. 

As inscrições para a Conferência da Terra: Fórum Internacional do Meio Ambiente podem ser efetuadas no endereço http://ufrr.br/confdaterra/

Outras informações: (95) 98119.5049 - Éder Rodrigues (Comunicação)

registrado em:
Fim do conteúdo da página