Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Grupo de Estudo em Psicanálise promove colóquio com o tema “Discutindo a histeria”

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 19h39 | Acessos: 601

O curso de Psicologia da UFRR promove no dia 24 de abril o I Colóquio do Grupo de Estudo em Psicanálise da UFRR com o tema “Discutindo a histeria”, no Auditório Alexandre Borges.  

As inscrições podem ser realizadas no período de 8 a 12 de abril, na sala 5 (Bloco 1/CEDUC), das 8 às 12h e das 14 às 18h. O valor da inscrição é R$10 e um quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas. 

Confira a programação:

Manhã – 9/11h

Mesa-Redonda – Estudo da obra freudiana: início de um percurso

A exposição apresentará textos que tratam do estudo da histeria desde seus primeiros experimentos, passando pelo estágio de Freud com Charcot, até os escritos dos primeiros resultados através do relato de casos de pacientes atendidos.

A mesa será coordenada pela Prof.ª Dra. Maria do Socorro Lacerda Gomes (UFRR), com debates intermediados por Wanessa Dineli de Souza (UFRR), Kézia Sousa Lima (UFRR), Gabriela Pires Menezes Feijó (UFRR) e Monalisa dos Santos Cardoso (UFRR).

 Tarde – 15/17h

Palestra – Histeria e feminismo: o papel das mulheres na construção da psicanálise

A palestra será ministrada pela Prof.ª Dra. Juliana Baracat (FAEF/ Garça-SP) e discutirá o papel das histéricas na construção da teoria psicanalítica, enquanto pacientes; e no desenvolvimento do movimento psicanalítico, como analistas, pontuando o contexto social desta constituição psíquica e sua relação com a realidade material.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página