Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso de Psicologia promove I Seminário de Psicanálise da UFRR: “O estranho e nós...”

Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 17h35 | Acessos: 581

Em comemoração ao centenário do texto freudiano “O estranho” (1919/2019), o curso de Psicologia da UFRR promove no dia 25 de abril o I Seminário de Psicanálise da UFRR, no Auditório Alexandre Borges.  

Os interessados em participar podem efetuar suas inscrições de 8 a 12 de abril, na sala 5 (Bloco 1/CEDUC), das 8 às 12h e das 14 às 18h. O valor da inscrição é R$10 e um quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas. 

Na mesa-redonda "O estranho na linguística e na literatura", das 9 às 11h, irão atuar como debatedores o professor Dr. Lourival Novais Neto (UFRR) e a professora Dra. Juliana Baracat (FAEF/Garça-SP). A mesa será coordenada pelo professor Dr. Pedro Augusto Hercks Menin (UFRR).

O primeiro expositor vai apresentar, sob o viés da Linguística Aplicada, a tradução de um texto de S. Freud, publicado em 1919, com o título original Das Unheimliche.

A segunda exposição trará uma discussão acerca da interface psicanálise/literatura, a partir do método extramuros de Jean Laplanche, baseado no pensamento freudiano.

No turno da tarde, das 15h às 17h, na mesa-redonda "O estranho e o outro", as professoras dras. Pamela Alves Gil (UFRR), Eliane Sílvia Costa (UFRR) e Maria do Socorro Lacerda Gomes (UFRR) irão apresentar exposições.

A primeira exposição refere-se ao inquietante no olhar a partir de S. Freud (1919). A segunda objetiva refletir sobre a subjetividade ser fundada, sustentada, moldada a partir de vínculos intersubjetivos e acordos coletivos que os sujeitos estabelecem entre si.

Por último, a professora Maria do Socorro vai discutir o conceito de vínculo na relação do casal, partindo do paradoxo do estranho – o familiar e o não familiar.

A mesa será coordenada pelo psicólogo Derimando Cerqueira Gonçalves (Reach-Initiative).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página