Confira as principais atividades da UFRR

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 18h00 | Acessos: 2038

O início do semestre 2019.1 será dia 11 de março e encerra dia 10 de julho. Fique por dentro das datas, por meio do Calendário Universitário 2019.

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) orienta aos estudantes que, sempre que possível, acompanhe o Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas, o SIGAA, para estarem informados sobre o andamento das atividades acadêmicas.

Na Página da UFRR há links para as Pró- reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão, Coordenadoria de Relações Internacionais, agenda de eventos, calendário universitário, guia telefônico, notícias em geral, vídeos e muito mais. Confira detalhes das principais atividades da UFRR:

Administração da UFRR- A Universidade Federal de Roraima conta com sete Pró- reitorias, responsáveis pelo funcionamento da instituição. São elas:

Pró- reitoria de Planejamento (Proplan) – Funciona no térreo do bloco da Reitoria.

Pró- reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) – Funciona no primeiro andar do bloco da Reitoria.

Pró- reitoria de Infraestrutura (Proinfra) - Funciona ao lado do bloco da Reitoria, em frente à Biblioteca Central.

Pró- reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) – Funciona no primeiro andar do bloco da Reitoria.

Pró- reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae) – Funciona no bloco IV, próximo à entrada da avenida Capitão Ene Garcez.

Pró- reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) – Funciona em frente ao estacionamento do bloco da Reitoria.

Pró- reitoria de Administração (Proad) – Funciona no andar térreo do bloco da Reitoria.

Guia telefônico

Na página inicial do portal da UFRR temos um link chamado Guia Telefônico que disponibiliza todos os telefones convencionais dos setores.

Clique e digite na caixa de busca o setor que pretende contatar: Guia telefônico.

Onde reclamar? OUVIDORIA

A Ouvidoria da UFRR serve como condutora de opiniões, sugestões, críticas, reclamações e denúncias, visando contribuir para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços prestados pela instituição.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sala 5 do bloco IV, campus Paricarana.

Além do atendimento presencial, é possível encaminhar demandas pelo sistema E-Ouv ou pelo site www.ufrr.br/ouvidoria.

Acessibilidade- O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRR (Núcleo Construir) tem a finalidade de implementar políticas e ações voltadas às necessidades tanto dos alunos com deficiência, quanto dos professores e técnicos da instituição. O Núcleo oferece serviços como suporte pedagógico, psicológico e assistência social.

Bibliotecas- Para ter acesso aos serviços de livros nas bibliotecas da UFRR, o acadêmico deverá acessar o SIGAAA, selecionar um vínculo e criar uma senha.

Outras informações sobre as bibliotecas da UFRR, clique AQUI.

Restaurante Universitário- RU - A UFRR possui restaurantes em seus três campi. O RU Paricarana abre das 7h30 às 10h30 para café da manhã; das 11h às 14h para almoço e das 17h30 às 20h30 para o jantar.
O RU Cauamé abre apenas para almoço das 11h às 14h. O RU Murupu oferece café da manhã às 9h; almoço das 11h às 14h; lanche da tarde às 15h; e jantar 17:30 (sendo que é fornecida a marmita).
Para saber como solicitar seu crachá de usuário dos RUs, o estudante deve dirigir-se à Divisão de Moradia e Restaurante Universitário (DMRU), sala 410, no bloco IV.

Qual é a senha do WIFI ?  A UFRR implantou em 2016 a sua rede Wi-Fi, com acesso aberto para toda a comunidade acadêmica. Os pontos de acesso estão distribuídos nos três campicontemplando ainda a Rádio e Televisão Universitária e o Espaço de Cultura e Arte União Operária.

Para conectar-se à rede Wi-Fi, o aluno deve utilizar o mesmo usuário e senha que utiliza para acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Os estudantes encontram  também na página da UFRR  informações sobre a Unidade de Saúde, que oferece os serviços odontológicos, pediatra, nutricionista, cardiologista e psicologia para os servidores e seus dependentes, alunos e o público externo; o Núcleo de Práticas Jurídicas e Direitos Humanos que presta serviços pelos alunos do curso de Direito, sob a orientação e supervisão dos professores e o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP), que oferece atendimento em várias áreas e funciona ao lado da Unidade de Saúde do campus Paricarana.

Recepção de calouros – Os trotes universitários, dentre eles, o trote solidário ou trote ecológico são eventos realizados, em geral, pelos Centros Acadêmicos (CAs) de cada curso de graduação da universidade de forma voluntária.

A UFRR informa que respeita a decisão de cada CA na realização da recepção dos calouros e orienta aos cursos que este momento seja dedicado ao conhecimento do novo mundo em que os estudantes estão agora inseridos.

A prática de atividades de recepção ou trotes que levam a condutas coercitivas e de humilhação pública aos nossos novos estudantes não são aceitas no ambiente acadêmico e as pessoas envolvidas em casos eventuais poderão ser responsabilizadas.