UFRR passa a integrar a Comunidade Acadêmica Federada

Publicado: Terça, 26 de Fevereiro de 2019, 14h21 | Acessos: 1301

A Universidade Federal de Roraima agora faz parte da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O projeto é resultado do esforço conjunto realizado entre o Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Roraima (PoP-RR/RNP) e a Diretoria de Tecnologia da Informação da UFRR (DTI).

O sistema integra a base de dados de diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras e permite ao usuário acessar, de onde estiver, os serviços oferecidos pela UFRR e de outras organizações participantes, utilizando apenas o seu login do SIG (o qual é intransferível).

Plataformas que antes, só poderiam ser acessadas de dentro da universidade, como por exemplo, o Portal de Periódico da CAPES e os serviços de web conferência, já podem ser utilizados a partir de qualquer local pelo usuário.

A partir da CAFe  também é possível acessar serviços como: aplicação web que permite que usuários autenticados compartilhem de forma segura arquivos de até 20GB (FileSender), simulação de ambiente laboratorial para redes e sistemas distribuídos para ensino e pesquisa com múltiplos testbeds(Geni), portal de aplicações científicas do projeto Grid Initiatives for e-Science virtual Communities in Europe and Latin America (Gisela), biblioteca de imagens de patologia em alta resolução (Atlases), num total de 22 serviços.

A relação completa, bem como a descrição detalhada dos serviços pode ser obtida AQUI

TREINAMENTO - No mês abril a Biblioteca Central juntamente com a DTI e POP-RR/RNP irão promover um evento. Na ocasião haverá o treinamento da Web Of Science.