V Seminário de Recursos Naturais ocorre até 21 de novembro

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h29 | Acessos: 969

De 19 a 21 de novembro o Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat/UFRR) promove o V Seminário de Recursos Naturais. O evento ocorre no auditório do Programa. Toda a programação do evento está disponível AQUI

A abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira (19/11), reunindo o Reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes; a Pró-reitora de pesquisa, Geyza Pimentel e o coordenador do Pronat, professor Marcos Vital.

Esta edição traz como tema central “Interdisciplinaridade, mudanças climáticas e sustentabilidade em Roraima”.

O Encontro reúne pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e outros Programas de Pós-graduação da UFRR. A programação também inclui a participação de acadêmicos e ex-acadêmicos do Programa.

Formada em Engenharia Industrial, Karina Alarcon, aluna estrangeira da UFRR, veio da Colômbia para participar do Programa. A mestranda investiga os impactos ambientais em um lago, ponto turístico da cidade. “Resolvi participar pois os temas que serão apresentados durante o Seminário irão contribuir diretamente para a minha pesquisa”, comentou a estudante.

Abertura – Durante o início das atividades, o professor Marcos Vital destacou a importância da pós-graduação em Recursos Naturais na formação de profissionais comprometidos com a pesquisa. Desde o início de suas atividades, em 2004, o Pronat colaborou com a formação de aproximadamente 150 pesquisadores.

A Pró-reitora de Pesquisa, Geysa Pimentel, destacou que há uma dedicação do setor de pesquisa em fortalecer os cursos de pós-graduação. “É satisfatório percebemos os programas cumprindo sua função social, formando pesquisadores, muitos dos quais estão atuando aqui na própria UFRR e em outras instituições”, comentou.

Em sua fala, o reitor da UFRR, professor Jefferson Fernandes parabenizou o Pronat por sua trajetória e lembrou a importância de buscarmos melhorias sociais por meio da formação das pessoas.

Área de concentração - O Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais tem como área de concentração ”Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas”. O foco da atuação está delimitado por dois marcos referenciais. O primeiro deles é a adoção da bacia hidrográfica como unidade de estudo e gestão ambiental.

A segunda referência é o seu campo interdisciplinar: as Ciências Ambientais, as quais são capazes de realizar estudos que combinam conhecimento da biodiversidade, proteção ambiental e conservação das comunidades, fornecendo alternativas que envolvam o etno-conhecimento e que utilizem os recursos naturais como fonte sustentável de produtos de interesse biotecnológico.

Desta forma, os cursos de Mestrado e Doutorado estão divididos em três sessões: Interdisciplinaridade e Recursos Naturais; Mudanças Climáticas e Recursos Naturais; e Conhecimentos Tradicionais, Turismo e Sustentabilidade.