V Seminário de Recursos Naturais ocorre em novembro

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 15h29 | Acessos: 333

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat/UFRR) promove de 19 a 21 de novembro o Seminário de Recursos Naturais. O evento ocorrerá no auditório do Programa. Esta quinta edição traz como tema central “Interdisciplinaridade, mudanças climáticas e sustentabilidade em Roraima”.

Os interessados em participar podem efetuar sua inscrição gratuitamente até o dia 13 de novembro. É necessário acessar AQUI. Toda a programação do evento está disponível nesta homepage.

Área de concentração - O Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais tem como área de concentração ”Manejo e Conservação de Bacias Hidrográficas”. O foco da atuação está delimitado por dois marcos referenciais. O primeiro deles é a adoção da bacia hidrográfica como unidade de estudo e gestão ambiental.  A segunda referência é o seu campo interdisciplinar: as Ciências Ambientais, as quais são capazes de realizar estudos que combinam conhecimento da biodiversidade, proteção ambiental e conservação das comunidades, fornecendo alternativas que envolvam o etnoconhecimento e que utilizem os recursos naturais como fonte sustentável de produtos de interesse biotecnológico.

Desta forma, os cursos de Mestrado e Doutorado estão divididos em três sessões: Interdisciplinaridade e Recursos Naturais; Mudanças Climáticas e Recursos Naturais; e Conhecimentos Tradicionais, Turismo e Sustentabilidade.

Com o objetivo de aprofundar discussões sobre a temática, foram convidados pesquisadores das seguintes instituições: Universidade de Brasília (UnB), do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Universidade Estadual de Roraima (UERR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e de outros Programas de Pós-graduação da UFRR.

A programação também inclui a participação de acadêmicos e ex-acadêmicos do PRONAT, que apresentarão sínteses de pesquisas desenvolvidas no Programa.