Encontro Nacional dos Povos Originários - Inscrições para submissão de resumos expandidos encerram no dia 14 de outubro

Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 16h17 | Acessos: 408

As inscrições dos resumos expandidos para o Encontro Nacional dos Povos Originários: entre a mobilidade e as fronteiras encerram no dia 14 de outubro. A submissão dos resumos poderá ser realizada na página do evento.

O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Direitos Étnicos (Moitará), da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e ocorre entre os dias 19 e 22 de novembro, na sede da UERR, no bairro Canarinho, em Boa Vista.

A programação conta com mesas redondas, minicursos, atividades culturais e simpósios para comunicações orais de resumos expandidosConfira programação completa AQUI.

A temática do evento irá abordar o fluxo migratório oriundo da Venezuela, que trouxe a especificidade da migração com permanência no território brasileiro do Povo Warao, Panare e outros povos em movimento transfronteiriço.

Os resumos expandidos poderão ser apresentados em um dos seguintes simpósios:

- Povos originários, mobilidade e fronteiras estatais

- Povos originários, interculturalidade e políticas públicas

- Povos originários, gênero, sexualidade e geração

- Povos originários, território e meio ambiente

- Povos originários e sistemas jurídicos

Grupo Moitará

Esta é a segunda vez que o grupo realiza encontro acadêmico em Roraima. A primeira edição correu em 2017, na UFRR em formato de seminário, e abordou o tema: "Os Direitos dos Povos Indígenas: perspetivas e desafios nos 10 anos da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas".