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UFRR vai implantar Sistema de Planejamento de Gerenciamento de Contratações (PGC) a partir de 2019

Publicado: Terça, 18 de Setembro de 2018, 08h42 | Acessos: 178

 As instituições do Governo Federal agora contam com o Sistema de Planejamento de Gerenciamento de Contratações (PGC), uma ferramenta de gestão para aprimorar o planejamento das compras públicas (aquisições de bens e contratações de serviços, obras e soluções de tecnologia da informação).

Na UFRR o sistema será implantado no início de 2019. A utilização do PGC é facultativa em 2018, sendo obrigatória a partir do próximo ano. Outros órgãos que utilizam o sistema de compras do Governo Federal também poderão aderir ao PGC.

Com a implantação, toda a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, deverá elaborar e inserir no sistema o seu Plano Anual de Contratações, contendo todas as compras e contratações que irão realizar no ano posterior.

O sistema pode ser acessado por meio do endereço https://pgc.planejamento.gov.br/login.  Detalhes sobre como elaborar o plano e como utilizar o sistema estão descritos em na Instrução Normativa disponível aqui.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio da Central de Atendimento no telefone 0800 978 9001.

Vantagens - O objetivo da ferramenta é auxiliar nas decisões relativas às aquisições, fortalecendo a fase de planejamento das contratações dos órgãos e entidades. O Poder Executivo passará a dispor de dados gerenciais que permitirão ampliar a realização de compras compartilhadas e identificar novas oportunidades de ganhos de escala nas contratações.

Outro benefício é que, com a prévia divulgação dos planos de contratações dos órgãos e entidades do Governo Federal, os fornecedores poderão se planejar adequadamente e se preparar com a necessária antecedência para participar dos certames licitatórios.

 

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