CCLA/UFRR realizará a Jornada Roraimense de Filologia

Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 11h55 | Acessos: 301

Nos dias 12 e 13 de julho, o Centro de Comunicação Social, Letras e Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (CCLA/UFRR) e Laboratório Imprimatur (LABIM) convidam a comunidade acadêmica para prestigiar a Jornada Roraimense de Filologia. O evento ocorrerá no auditório Alexandre Borges, e contará com as participações da Universidade Estadual de Roraima (UERR) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Veja programação:

12/07/2018

Oficina de Transcrição Paleográfica – 9h às 12h Aluna Rosineide Lima e Prof. Me. Eliabe Procópio (UFRR) Laboratório de Informática – Sala 170, Bloco I TARDE – Auditório Alexandre Borges

Palestra - 14h às 16h Análise Filológica de Passio Sancti Sebastiani, atribuído a Arnóbio, o Jovem – Prof. Me. Miguel Linhares (IFRN)

TARDE – Auditório Alexandre Borges Mesa Redonda Perspectivas Filológicas – 16h às 18h 1.

Prescrição Gramatical em Manuais de Ortografia Portuguesa (Sécs. XVI e XVII) – Fabiano Henrique (UFRR) 2.

Procedimentos de Tradução Português-Espanhol na Documentação Indiana – Rosineide Lima (UFRR) 3.

Elaboração do Dicionário de Abreviaturas do Corpus Brasileiro de Língua Espanhola (CBRASLE) – Ediléia Teles de Lira (UFRR) Mediador: Prof. Me. Eliabe Procópio

NOITE – Auditório Alexandre Borges – 18h às 20h Exposição em banner de trabalhos em Filologia

13/07/2018 –

MANHÃ – Lab. De Informática – sala 170 – Bloco I Oficina de Transcrição Paleográfica – 9h às 12h Aluna Rosineide Lima e Prof. Me. Eliabe Procópio (UFRR)

TARDE – Auditório Alexandre Borges Comunicações orais – 14h às 16h Projeto de Pesquisa Retratos Linguísticos de Roraima 1. Oitchenta – Empréstimo e Variação Lexical no Português de Roraima Ayane Camila de Araújo Silva (Letras/UFRR);

Perfil Sociolinguístico do Falante Considerado Roraimense e a Articulação dos Sons [l] e [n] – Larissa Bezerra Chaves e Shirley Silva Nascimentos (Letras/UFRR);

O Gênero Textual Anúncio Classificado Produzido por Venezuelanos Maria Pastora Michiles Bastardo de Araújo (Letras/UFRR) ;

Interferências Linguísticas na Produção Textual Acadêmica de Alunos Venezuelanos da UFRR– Weslley Costa Pereira.

Interferências Linguísticas na Produção Textual Acadêmica de Alunos Guianenses da UFRR - Cristiane dos Santos (Letras/UFRR).

Prática de Descrição Sociolinguística na Fala Rural do Ceará Patrícia Lima da Silva (Letras/UFRR).

Análise Linguístico-Textual da Crônica “Nascer no Cairo, ser fêmea de cupim” – Lauana Menezes e Daniel Souza (Letras/UFRR) Mediador: Prof. Me. Felipe Aleixo (Libras/UFRR) TARDE – Auditório Alexandre Borges Mesa Redonda Dialetologia Roraimense – 16h30 às 18h. Topônimos de Origem Indígena em Roraima Profa. Dra. Carmem Spotti (UERR).

Topônimos de Comunidades Indígenas do Município de Pacaraima Profa. Ma. Socorro Melo (UERR) Mediador: Prof. Me. Fabricio Mota.

NOITE – Saguão do Bloco de Letras/Libras – 18h às 20h III Arraial do Texto – Encerramento.