Universidade Saudável: curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRR realiza plantio de mudas no CAF/UFRR

Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 16h15 | Acessos: 459

Na tarde desta quinta-feira (19), professores e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRR, com ajuda de voluntários e da direção do CAF/UFRR, realizaram o plantio de mudas como forma de melhorar o paisagismo das proximidades do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR).

A atividade foi dedicada a homenagear o dia do Índio, data comemorada no dia 19 de abril. O projeto de Paisagismo do campus Paricarana surgiu em março do ano passado, por incentivo da professora Graciete Guerra, após observar que o campus Paricarana era pouco arborizado. Na oportunidade, foi realizado o trote ecológico, com calouros de Arquitetura e Urbanismo, quando foram plantadas 35 mudas.

Desta vez, os estudantes plantaram 40 mudas das espécies ipê rosa, roxo, amarelo e branco. Cada aluno ficou responsável por sua planta, tendo o auxílio da gestão do CAF/UFRR e apoio da Escola Agrotécnica (UFRR/EAGRO), curso de Biologia, pró-reitoria de Infraestrutura e a gestão do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF/UFRR).

A estudante do terceiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, Tainá Lima, diz que a ação é importante para a arborização e o incentivo ao reflorestamento. “Muitos alunos andam a pé na Universidade. Nos estacionamentos, por exemplo, os carros ficam no sol, se não tivessem tirado tantas árvores aqui para fazer o estacionamento [CAF], haveria sombra e um ambiente mais fresco. Será muito mais confortável circular pela universidade com mais árvores”, destaca.

A coordenadora do projeto e do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora  Graciete Guerra Costa, explica que há muitas ilhas de calor dentro do campus e ações como estas podem favorecer até mesmo a redução de custos de energia. “Para melhorar a condição ambiental dos prédios e para usarmos menos o ar condicionado, estamos fazendo esse projeto de paisagismo no campus Paricarana”, ressalta.

O professor Marcos Sachet, da EAGRO/UFRR, afirma que é parceiro do projeto, uma vez que a unidade já realizava algo semelhante, porém, com produção vegetal. “Os recursos são limitados para esse tipo de projeto, mas fazem a diferença no ambiente. A parte de arborização é importante, porém muitas vezes é negligenciada, porque às vezes não se possui recursos para isso”, finaliza.