Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Africanidade em debate: UFRR promove eventos em alusão ao dia da Consciência Negra

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 13h15 | Acessos: 938

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) e várias de suas unidades acadêmicas e administrativas, ao longo desta e da semana que vem, vai sediar e organizar uma série de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 em todo o Brasil. Os eventos dialogam com a importância da influência da cultura africana, os desafios sociais e políticos do negro no Brasil e as práticas pedagógicas nas escolas.

IPHAN – A UFRR vai sediar nesta terça-feira (14), às 19h, no Auditório Alexandre Borges, o evento "Patrimônio Afro: cultura e identidade", em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra (celebrado no dia 20 de novembro). O evento é realizado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Roraima. O evento  contará com apresentações culturais e o lançamento da Exposição Fotográfica (In) tangível - Patrimônio e Diversidade Cultural de Roraima, fotografias de Jorge Macêdo.

Documentário e debate - No dia 20 de novembro, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH/UFRR), o grupo de trabalho Compartilhando Saberes: História, Ensino, Pesquisa e Extensão vai promover a exibição de vídeo documentário na temática negra, seguido de debate com convidados e público. O tema do evento é "Compartilhando Saberes: ecos da escravidão" e o título do vídeo é "Ecos da Escravidão" , documentário produzido pelo programa televisivo Caminhos da Reportagem, veiculado pela TV Brasil, que por meio de reportagem especial consultou especialistas na temática para tratar sobre o percurso da escravidão no Brasil, desde o tráfico negreiro até a vida cotidiana de algumas personagens, informações que permitem e debate sobre a questão étnica e racial no Brasil. Haverá certificado para os participantes.

Apresentações no CAF – A Coordenadoria de Cultura da UFRR vai realizar no dia 23 de novembro de 2017, às 19h30, no auditório do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), lançamento do CD da cantora “Analu”. Ana Luiza é formanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRR e com a banda que a acompanha fará um show notadamente marcado pelo ritmo no estilo reggae, gênero musical desenvolvido originalmente na Jamaica do fim da década de 1960, sob influências africanas. O show terá as participações das bandas locais Paricarana (UFRR) e Jam Rock.

Práticas pedagógicas no CAp - O Colégio de Aplicação (CAp), desde 2014 desenvolve o projeto Amazônia Negra: Saberes em Movimento, que debate a pluralidade de assuntos e abordagens sobre o negro brasileiro. Em 2016 e 2017 o recorte é a região amazônica. “Este ano, o objetivo central é discutir as práticas pedagógicas escolares, direcionando os olhares para os componentes curriculares, suas vertentes e possibilidades via conteúdos e metodologias na Educação Básica sobre Amazônia Negra”, explica o coordenador do projeto, professor Josias Marinho Casadecaba, do CAp.

O evento ocorrerá no dia 24 de novembro, com um bate-papo sobre cotas na UFRR e IFRR, às 17h. No dia 25 de novembro, a partir das 8h serão realizadas oficinas, jogos, cinema e mostra artística. Neste mesmo dia será aberta a exposição de Sementes de Assentamentos, trabalho resultante da disciplina ministrada em 2015 pelo professor Josias na Escola de Belas Artes (UFMG) para alunos e artistas convidados. 

Capoeira – A região do Tepequém, município de Amajari, será a sede do “Encontro de Capoeira” no período de 17 a 20 de novembro. O evento tem a participação dos mestres Jorge Nascimento e Toni Vargas. Durante o Encontro será exibido o filme documentário “Cruviana Camará”, uma representação visual da homenagem feita ao mestre Boca Rica por grupos de capoeira de Roraima. Boca Rica é um importante capoeirista brasileiro e o filme foi gravado no Tepequém e, além do mestre, traz entrevistas com vários personagens que promovem a capoeira local.

Contatos: 

Evento - Patrimônio Afro: cultura e identidade - 98406.3836 (Sandra Regina - IPHAN) 

Evento - Vídeo e debate:  99134.3109 (Glória)

Evento - Lançamento do CD Analu - 3621.3166 (CCULT/UFRR)

Projeto - Amazônia Negra: Saberes em Movimento - 99163.2906 (Prof. Josias Marinho Casadecaba)

Evento - Encontro de Capoeira no Tepequém: 98121.2719 (Prof. Márcio Akira)

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página