Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Painel de Indicadores reúne dados da graduação para melhor acompanhamento da situação dos alunos da UFRR

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 12h31 | Acessos: 781

O Painel de Indicadores da Graduação será lançado no dia 28, às 9h, no salão Nobre da Reitoria da UFRR. O Painel é uma ferramenta de gestão que vai permitir a organização, atualização e visualização em gráficos de todos os dados da graduação da universidade. 


Desenvolvido por uma equipe de gestores e técnicos da UFRR, A ferramenta mostra de forma rápida e didática, por exemplo, a quantidade de alunos matriculados, o número de ingressantes por semestre, os alunos que deixaram o curso, aqueles que trancaram e muitos outros dados que estão disponíveis em outros sistemas, mas que no painel aparecem reunidos em gráficos, desenhos e números para contribuir com as unidades acadêmicas em possíveis análises de interesse dos gestores.  


Segundo a Pró-reitora de Ensino e Graduação, Lucianne Vilarinho, a UFRR ampliou o número de cursos e alunos e o Painel de Indicadores é um instrumento que vai trazer uma visão universal da instituição com estes números de forma organizada. “O painel nos indica a quantidade de alunos por curso e a situação dos alunos com seu curso, no que diz respeito ao abandono, entradas e saídas, taxas de sucesso. É uma ferramenta extremamente importante para a Pró-reitoria de Ensino e Graduação, assim como para as demais pró-reitorias da universidade e também para as coordenações de cursos que poderão acompanhar a situação dos alunos do seu curso de forma mais eficiente”, diz.


O economista e servidor da UFRR lotado da Comissão Permanente de Vestibular (CPV/UFRR), Ricardo Bergamini, que coordenou a criação da ferramenta, explica que o painel vai transportar os dados que existem atualmente no sistema (SIGAA) para um painel de forma gráfica e visual. “Vai dar mais condições para coordenadores de curso e diretores de centro que vão saber a situação por curso, por centro e até mesmo por aluno”, destaca.


Ele explica que o SIGAA é um sistema que atende a partir da necessidade acadêmica, mas que faltava a condição visual para permitir o acesso rápido ao que acontece no processo da vida acadêmica dos alunos. “Por exemplo: cada vez que precisamos ver o número de alunos formandos ou formados tínhamos que tirar uma relação, jogar em uma planilha, etc. Com o Painel em um clique, resolve-se tudo isso”, afirma.

A ideia no futuro, de acordo com Bergamini, é fazer com que o Painel trabalhe on line com o sistema SIGAA. “Em um segundo momento, a ideia da equipe é também, criar um painel de indicadores dos docentes e dos técnicos, que vai permitir reunir dados, por exemplo, sobre titulação de cada um, a quantidade de doutores, mestres e graduados, as disciplinas, onde estão lotados, dentre outros dados”, conclui. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página