Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Indígena da etnia Ye'kuana defende dissertação em mestrado da UFRR

Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 08h00 | Acessos: 453

O mestrando Castro Costa da Silva defendeu, no começo deste mês, sua dissertação no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Roraima (PPG-GEO/UFRR). Castro é da etnia Ye'kuana e foi segundo indígena a concluir o mestrado pelo programa.

A dissertação “Transformações socioespaciais das comunidades indígenas Ye'kuana e Sanumã na região de Auaris – Roraima” apresentou as mudanças que esta parte da Terra Indígena Yanomami, onde Castro vive, vem sofrendo nas últimas décadas, sobretudo com o crescimento populacional.

O trabalho também apontou as implicações que isso traz para a gestão das terras indígenas. A pesquisa teve orientação da professora doutora Maria Bárbara de Magalhães Bethonico e coorientação do professor doutor Artur Rosa Filho, recebendo conceito máximo da banca.

Castro é bolsista do Observatório da Educação Indígena/OBEDUC, projeto que integra ações da UFMG, da UFRR e da Unirio, com financiamento da Capes. Também foi o primeiro aluno do curso de Gestão Territorial Indígena, ofertado pelo Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR a se tornar mestre, demonstrando a importância dos programas de pós-graduação abrirem espaço para os indígenas.

Conforme a professora Maria Bárbara, “trata-se de uma importante conquista para os Ye'kuana, pois é o primeiro de seu povo a conseguir o título de mestre”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página