linha top1
Universidade Federal de Roraima

Tendo em vista  as medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública, de importância internacional, decorrente do coronavírus (COVID-19), informamos que as reuniões do CEUA/UFRR estão temporariamente suspensas 

Comunicamos também que não haverá atendimento presencial durante o período emergencial de enfrentamento à COVID-19.

Em caso de dúvidas acerca do funcionamento do CEUA/UFRR e demais assuntos relacionados à ética na pesquisa com animais, favor entrar em contato por intermédio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

 CEUA - Comitê de Ética na Utilização de Animais


O CEUA (Comitê de Ética na Utilização de Animais) destina-se a fazer a revisão ética de toda e qualquer proposta de atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais vivos não-humanos, essencialmente de grupos vertebrados, sob a responsabilidade da instituição, seguindo e promovendo as diretrizes normativas nacionais e internacionais para pesquisa e ensino envolvendo tais animais.

É dever primordial do CEUA a defesa do bem-estar dos animais em sua integridade, dignidade e vulnerabilidade, assim como zelar pelo desenvolvimento da pesquisa e do ensino segundo elevado padrão ético e acadêmico.

Antes de qualquer atividade envolvendo um animal, o pesquisador ou professor deverá encaminhar a sua proposta ao CEUA e só poderá iniciar a pesquisa ou atividade educacional envolvendo animais após a avaliação do Comitê, apresentada em Parecer.

Entende-se por utilização: manipulação, captura, coleta, criação, experimentação (invasiva ou não-invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, ou qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento, mutilação e/ou morte.

Utilização de Animais não-vivos deve obedecer a legislação e os regulamentos internos em vigor, além de ser compatível, por analogia, com as normas éticas do regimento do CEUA.