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Universidade Federal de Roraima

Laboratório de Ciências



Este espaço de apoio pedagógico é uma forma de crianças e adolescentes começarem a ter contato com as ciências, podendo interagir com os materiais da escola; por isso, neste laboratório será feita  análises das repercussões dessas aulas no ensino de Ciências, na visão de seus  professores.
Tem como objetivo geral verificar quais as repercussões que as aulas nos laboratórios de Ciências despertam  nos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Como  objetivo especifico visa analisar os objetivos das atividades e verificar como elas são projetadas; observar as reações dos alunos em relação às propostas de trabalho; e avaliar o aprendizado do docente  após cada aula prática.
A metodologia utilizada propõe:

  1. Abordagem da temática em sala de aula antes de ir para o laboratório: onde o professor deve abordar o assunto relacionando com a prática antes de ir para o laboratório, pois assim o aluno quando chegar ao laboratório terá uma noção do que se deve fazer na hora da prática.
  2.  Esclarecimento quanto ao uso do laboratório: o professor deve esclarecer aos seus alunos como eles devem se comportar no laboratório, falando as regras para que não ocorram acidentes.
  3. Montagem da aula prática no laboratório, juntamente com os alunos: o professor deve montar os kits para aulas práticas e falar da importância de todas as vidrarias e materiais usados no experimento.
  4.  Procedimento experimental: nesta seção deverá conter o procedimento da prática elaborada pelo professor. Esse procedimento deve ser revisto juntos com os alunos, sempre dando dicas do que eles devem fazer para chegar a um resultado. Caso os alunos errem o procedimento o professor deverá rever o procedimento para ver onde eles erraram.
  5.  Avaliação: o professor pediria um relatório sobre a aula prática, mas antes ele explicaria como seria esse relatório: sua estrutura básica. Esse relatório deve permitir ao professor avaliar e acompanhar o desempenho de seus alunos

No Colégio de Aplicação (CAp), entendemos que com uma metodologia bem estruturada  para se trabalhar as aulas práticas no laboratório, o professor enriquece mais seu conhecimento e aprende junto com seus alunos. E assim é possível realizar uma prática com turma de 25 ou 30 alunos, onde o trabalho pode levar alguns dias, mas é realizado. São também realizadas práticas com materiais alternativos que estão mais próximos do cotidiano dos alunos. Existem várias metodologias que são usadas nos laboratórios do ensino de ciências. Mostraremos uma que não foge dos padrões, mas para isso o responsável, ou seja, o professor ao aplicar a metodologia tem que ter a consciência do nível de conhecimentos dos alunos e se ela vai ser compreendida.