linha top1
Universidade Federal de Roraima

Sala de Informática


 A Sala de Informática do Colégio de Aplicação (CAp) tem como objetivo propiciar a comunidade acadêmica dos Cursos de Pedagogia e Psicologia e a Educação Básica do Centro de Educação-CEDUC/UFRR, o acesso a pesquisa e  informação oferecida pela Internet, digitação de trabalhos, além de servir como ferramenta pedagógica no processo ensino e aprendizagem, afim de acompanhar os avanços científicos e tecnológicos, necessários no exercício da cidadania.
A função do Laboratório de Informática é integrar os novos recursos tecnológicos à comunidade acadêmica, objetivando dinamizar o processo de ensino, pesquisa e extensão. Esse recurso didático-tecnológico é de uso exclusivo dos estudantes, professores e funcionários do Centro de Educação - CEDUC/UFRR, no que toca à elaboração de trabalhos acadêmicos.
A primeira Sala de Informática foi inaugurada em 15 de Abril de 2005 e estava equipado com 10 micro-computadores. Em agosto de 2007, foi inaugurada a segunda sala, equipada com 16 micro-computadores. No ano de 2011, a Sala de Informática se mudou para novas instalações (Anexo) e atualmente possui 29 micro-computadores, funciona nos turno matutino e vespertino. Desde o início, os equipamentos estão interligados a Rede da Internet.

Horário de funcionamento: 7:30 às 12:00 h; e 13:30 às 18:00 h.

Regras de funcionamento
Poderá ser utilizado pelos alunos sob a orientação do professor, ou para pesquisa, sob a orientação do responsável pelo laboratório.

Normas do Laboratório de Informática

  • O laboratório está à disposição dos docentes, discentes e técnicos da Educação Básica do Centro de Educação (CEDUC);
  • Os usuários têm direito de utilizar o computador para digitação de textos e acesso à Internet exclusivamente para fins de pesquisa;
  • Os usuários terão acesso ao computador pelo período de 01 (uma) hora diária, com exceção da proximidade do horário de encerramento do expediente.
  • É vedada à utilização da Internet para navegação em sites de caráter não educativos;
  • Usos de e-mail serão permitidos exclusivamente para fins pedagógicos;
  • Para ter acesso ao laboratório de informática, o usuário deve assinar o livro de registro de Uso dos Computadores;
  • A utilização do laboratório de informática e seus equipamentos são exclusivamente acadêmicos, não devendo ser utilizados para fins particulares dos usuários ou outras atividades;
  • É vedado ao usuário: instalar/remover software (programas) sem prévia autorização, conversar no laboratório, alterar as configurações das máquinas, a permanência no laboratório com qualquer tipo de alimento (inclusive água);
  • A partir do momento que o usuário utilizar o computador, estará automaticamente sujeito às normas aqui estabelecidas;
  • Caso seja detectado que algum usuário esteja agindo em discordância com as normas, será primeiramente alertado, em caso de reincidência, será convidado a se retirar do laboratório de informática.