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Universidade Federal de Roraima

Os Cursos oferecidos neste centro são os de: Administração, Secretariado Executivo, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, e seus respectivos departamentos ficam localizados no bloco II na área administrativa do CADECON

O Curso de Administração

Com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, fica estabelecido em seu artigo 53, que as Instituições de Educação Superior exercerão sua autonomia, no tocante a elaboração do projeto pedagógico dos cursos ofertados, em que deverá ser fixada a proposta curricular, observadas as diretrizes gerais pertinentes.

Assim, considerando que o conhecimento e a informação se caracterizam como fatores essenciais e entendendo o papel da Educação Superior na construção e socialização de conhecimentos e informações, através da formação de profissionais tecnicamente qualificados e politicamente interessados em discussões mais gerais; na obtenção de visão crítica das tendências sociais e de mercado; na internalização de princípios éticos e humanísticos; e, na aquisição de espírito empreendedor é que a Universidade Federal de Roraima, através do Departamento de Administração, apresenta o Projeto Pedagógico do curso de Administração.

Trata-se de um projeto que tem como finalidade definir as linhas gerais de atuação política e pedagógica do referido curso, com o propósito de dar continuidade à proposta de reorganização administrativa e pedagógica da Universidade.

Cumpre este projeto duas importantes tarefas: a primeira refere-se ao fato de apontar sua filosofia e suas finalidades políticas, materializadas em seus objetivos educativos; a segunda apresentar uma proposta curricular em que contenha as possibilidades de concretização dessas finalidades.

Em síntese, estão aqui circunscritas as preocupações e as definições desta Instituição de Ensino Superior com relação ao curso ofertado. Sua materialização, entretanto, depende, fundamentalmente, do compromisso de todos os segmentos - Direção, Corpo Docente, Corpo Técnico- Administrativo e Corpo Discente - envolvidos no processo educativo desta Universidade.

Secretariado Executivo

O curso Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue está vinculado ao Departamento de Secretariado Executivo, unidade didática pertencente ao Centro de Ciências Administrativas e Jurídicas da Universidade Federal de Roraima.

Tem duração de no mínimo 04 anos ou 08 semestres e o seu perfil atende, além das diretrizes nacionais de ensino estabelecidas pelo MEC, também a necessidade do contexto regional. Partindo do princípio da formação de um gestor crítico o profissional também vislumbra a sua atuação para além das fronteiras, uma vez que Roraima tem um posição privilegiada tendo como vizinhos a Venezuela e a Guiana.

Ciências Econômicas

A graduação em Ciências Econômicas da UFRR da ênfase especial na formação profissional do economista com foco na análise de economia de empresas, conjuntura econômica e finanças, utilizando-se de abordagens históricas, contemporâneas e de instrumentos metodológicos quantiqualitativos como matemática a estatística e a econometria, além de estudar abordagens complementares da teoria econômica que os preparam para o mercado de trabalho no setor público e no setor privado.

Ciências Contábeis

Hoje, a formação do profissional contábil demanda uma proposta pedagógica que possibilite maior capacidade de adaptação e atuação do futuro contabilista em ambientes de operações altamente mutáveis e interconectados às várias dimensões da vida em sociedade, para tanto, este curso privilegia:

A busca da educação integral, que atribui igual importância e intensidade aos domínios cognitivos, emocionais e sociais;

Entendimento do aluno como ator central no processo ensino-aprendizagem, levando-o da posição de expectador, preocupado apenas em acumulação de saberes, à protagonista do processo, partícipe efetivo da construção do próprio conhecimento.

A delimitação de núcleos centrais de conhecimentos, privilegiando conteúdos significativos e essenciais para a vida dos alunos, com ênfase no desenvolvimento de competências e habilidades básicas que os permitam interpretarem o conjunto de conhecimentos socialmente elaborados, compartilhados e reconhecidos como necessários ao pleno exercício da profissão e da cidadania.

A observância dos princípios da interdisciplinaridade e da contextualização, compreendendo os conhecimentos relacionados com os diversos contextos da vida do futuro profissional contábil.

O desenvolvimento de atitudes e a incorporação de valores que promovam a formação de um cidadão cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades diante da sociedade brasileira.

A capacitação dos alunos para o prosseguimento nos estudos de forma autônoma e crítica para futura integração ao mercado de trabalho com o pleno exercício de suas atividades profissionais.